Tamanho do texto

Nem só alegrias, nem só desesperos... O primeiro emprego abre nossas cabeças e nos ensina coisas valiosas. Veja essas 3 lições importantes

Brasil Econômico

Especialmente no seu primeiro emprego, esteja aberto às novas oportunidades para trabalho mais gratificante
iStock
Especialmente no seu primeiro emprego, esteja aberto às novas oportunidades para trabalho mais gratificante

Você terminou seus estudos e conseguiu seu primeiro emprego, que alegria, né? Bem, a essa altura do campeonato, independentemente de ser sua posição dos sonhos ou um local totalmente diferente do que aquele que você almejava a princípio, os primeiros meses no novo trabalho serão tanto críticos quanto irresistíveis.

Afinal, é no primeiro emprego que você aprende que existe uma quantia (louca!) de documentos a serem entregues e assinados,  vai conhecer um monte de novas pessoas, poderá participar de várias reuniões... E, acima de tudo, percebe que nem tudo o que está aprendendo tem relação direta com políticas e procedimentos da empresa. 

Quer saber o que mais seu primeiro emprego pode te ensinar? Então, veja essa lista com 3 grandes lições que o trabalho pode te dar, de acordo com o site Motto.

1. Descrição de trabalho é só uma diretriz

A definição de uma vaga é apenas uma parte do processo de contratação das empresas – que estão buscando pelo profissional ideal, baseando-se em algumas das características requeridas neste documento. Inclusive, certas empresas chegam a estruturar uma revisão anual em torno da linguagem específica que esta descrição tenha para, assim, serem mais efetivas na hora de contratar funcionários.   

(Aliás, só um adendo: ao identificar uma vaga promissora pela descrição, o candidato deve adaptar sua carta de apresentação e currículo a fim de mostrar que pode atender aos deveres e às responsabilidades solicitadas).

Porém, como uma pessoa nova no mercado de trabalho, você pode até acreditar que a descrição que leu antes da entrevista de emprego abrange todo o escopo de seu papel na empresa, mas, acredite, a coisa é mais complexa do que isso – e a verdade é que somente descobrirá algumas coisas ao encarar o desafio.

Para se dar bem, a dica é que você esteja aberto às novas oportunidades, o que vai te garantir um trabalho mais gratificante.

2. Você vai aprender mais – e receber maior ajuda – de fontes inesperadas

Provavelmente, você entrará no seu novo emprego esperando aprender com seu supervisor e, talvez, com o chefe do seu chefe. Além disso, você pode esperar receber maior suporte daqueles que detêm mais poder e experiência. Na grande maioria dos casos, pode até ser que as pessoas de comando na empresa sejam uma bela ferramenta para aprendizado, contudo focar apenas nestas pessoas pode ser uma tremenda armadilha!

Como um novo funcionário, tente observar e conversar com seus colegas de trabalho - especialmente aqueles que já ocuparam a mesma posição que você, agora. Eles poderão te ajudar a identificar as melhores maneiras de realizar seus deveres, entre outras coisas importantes. Ajudariam muito mais do que os chefes, com certeza.

+ Veja como ganhar pontos na entrevista de emprego

Aliás, mesmo aqueles profissionais de departamentos diferentes ao seu, não deverão ser descartados, pois podem ser relevantes para a sua experiência.

A dica aqui é manter seus olhos e ouvidos abertos a todos ao seu redor: você nunca sabe quem poderá te ajudar, te dar uma ideia ou te encaminhar para o próximo degrau da carreira.

3. Você é seu maior defensor

No ensino médio e na faculdade, você pode ter tido um conselheiro, mentor, parente ou professor que “advogava” em seu nome. Talvez, por exemplo, o seu professor universitário tenha te recomendado para um estágio cobiçado ou uma vaga no grupo de pesquisa. Porém, no mundo do trabalho, se você deseja pedir uma promoção ou mais recursos para finalizar um projeto, a responsabilidade é toda sua para falar por si próprio.

+ As 50 perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego

Lembre-se de que seu chefe não estará nem um pouco preocupado em resolver questões como estas por você – nem por ninguém. Portanto, esteja preparado na hora de defender uma ideia em seu novo emprego - e mesmo que não pareça, você já é capaz de conquistar muitas coisas a partir de já.