Brasil Econômico

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O estresse parece ser parte de todas as descrições de emprego, especialmente quando se atinge um cargo mais alto. Mas isso não significa que é necessário aceitar isso na sua vida. Quando lidamos com a pressão cotidiana da maneira correta, aprendemos a minimizar e/ou controlar as possíveis consequências negativas.

Sim, parece ser algo impossível e, é certo, em alguns momentos realmente será. Afinal, problemas acontecem para todo mundo. Porém, é imprescindível tentar encontrar diferentes maneiras de lidar com o estresse – principalmente na sua prevenção – a fim de evitar consequências piores e/ou impensadas nos negócios.

Para te inspirar, trouxemos 11 dicas de líderes do mercado de trabalho que contaram como fazem para lidar com a pressão do mercado no dia a dia ao site Fortune.

1. Enfrente-o

Se a fonte de estresse é algo que você tem tentado “ignorar”, pare de seguir esse caminhe e prefira ignorá-lo. Essa é a dica de Jeff Bezos, CEO da Amazon. “Esse sentimento vem, primeiramente, pela falta de ação sobre alguma coisa que você poderia ter controle”, disse o empresário durante uma entrevista na Academy of Achievement.

“Assim que eu identifico a fonte do meu problema, pego o telefone, mando um e-mail, faço qualquer coisa para começar a resolver a situação. E mesmo quando não é resolvido, o mero fato de eu estar enfrentando a pedra no meu sapato já reduz outras consequências”, afirma. 

2. Encontre um lugar tranquilo

Quando se sentir nervoso, quando precisar respirar, procure um lugar tranquilo. Independente de qual seja ele. Quer ver como pode ser fácil? Até mesmo o banheiro pode ser um refúgio, segundo Oprah Winfrey.

“Alguns dias, eu tenho vontade de sair gritando ao lidar com problemas complexos no trabalho. Mas uma das coisas que eu sei, com certeza, é que eu não sou uma pessoa que grita. Eu posso contar nos dedos de uma mão as vezes que eu aumentei meu tom de voz para alguém”, afirma a apresentadora e escritora.

Para se acalmar, ela busca um local mais tranquilo: “um banheiro pequeno já faz maravilhas. Eu fecho meus olhos, olho para dentro e respiro”. 

3. Dê uma pausa

Algumas vezes, dar um passo para traz é a melhor estratégia para, efetivamente, continuar seguindo adiante. “Eu acredito que é realmente importante dar um tempo”, diz a CEO do YouTube Susan Wojicki ao Today. “E eu também já descobri que, algumas vezes, a pausa nos traz mais boas ideias do que o contrário”. 

4.  Durma mais  

Um dia efetivo de trabalho começa já na noite anterior a ele, de acordo com a Arianna Huffington. Assim, dê prioridade ao seu sono. “Você se sente poderoso [depois de uma noite bem dormida]. Se sente como se pudesse lidar com qualquer coisa”, defende. 

5.  Mexa seu corpo

A dica de Jack Dorsey, cofundador do Twitter e da Square, é que você se exercite. O empreendedor acorda às 5h30 todos os dias para fazer academia e caminhadas fora do escritório. Ele também aproveite o começo da manhã para fazer meditações e tomar um ar.
A primeira-dama americana também está no time do exercício físico.

“Se estou tensa ou se me sinto como se estivesse prestes a ter um colapso, pego meu iPod e vou para a academia ou dou um passeio de bicicleta ao longo do Lago Michigan com as meninas”, conta Michelle Obama. 

6.  Jogue

Lembra-se dos brinquedos que adorava quando era criança? Você pode utilizá-los para lidar com um problema: pode ser Lego ou mesmo um jogo de tabuleiro. Usar a cabeça para outros tipos de raciocínio é uma tática para relaxar o astro Brad Pitt. “Se eu tenho alguma coisa que preciso lidar e que me causa estresse, minha mente vai para a arquitetura. Eu ando pelo jardim e começo a pensar o que preciso fazer na estrutura da casa. É semelhante ao quebra-cabeça, uma cruzadinha ou algo que coloque minha cabeça para pensar. É reconfortante para mim”, conta. 

7. Mude a perspectiva

O empreendedor digital Gary Vaynerchuk faz esforço, sempre, para mudar a perspectiva diante de problemas – porque, no final do dia, aquilo se resumirá apenas trabalho. “A maneira com que eu lido com as coisas, mesmo naqueles raros dias em que eu realmente estouro, é dando um passo para trás. Eu finjo que sou uma pessoa que está recebendo a notícia de que está perdendo a mãe ou a filha. Eu, então, vejo o que realmente é triste, o que faz com que eu me recomponha rapidamente”, diz. 

8.  Encontre seu equilíbrio

Para Slava Rubir, fundador da Idiegogo, a espiritualidade pode ajudar a conter o nervosismo, mas isso é mais do que a meditação. “A vida empresarial é superagitada. Desconhecida. Há muitos altos e baixos loucos. Eu acho que é útil encontrar algum chão, de modo que, quando você se sinta perdido, vivendo uma experiência de montanha-russa, seja capaz de ficar com os pés no chão”, disse ao Observer, relatando sobre como sua fé judaica molda sua rotina.

9.  Planeje com antecedência

Se segunda-feira vem chegando e causando a sensação de que você vai se afogar, então é melhor tentar dar “um salto” sobre a semana de trabalho: o CEO da Apple, Tim Cook, organiza sua equipe, seus horários e seus telefonemas nas noites de domingo, de acordo com Success Magazine.

10. Facilite comunicações abertas

Um ambiente de trabalho harmonioso necessita de um líder que maneje bem a pressão. Segundo o CEO da Microsoft Satya Nadella, “a noção de ter harmonia entre vida e trabalho em uma economia altamente competitiva é um tópico de primeira importância. A chave é certificar-se de que você está desenvolvendo diálogo com seus empregados. É necessário, também, haver flexibilidade em todas as políticas [de trabalho]. Você não pode ter funcionários entrando em colapso. É ruim para sua empresa, e é ruim para a sociedade”, defende.

11.  Estabeleça prazos

Coloque técnicas de organização no seu trabalho e, dessa maneira, estará garantindo o estresse o mais longe possível. Essa é a dica da cofundadora da Birchbox, Katia Beauchamp. “Eu insisto para que as pessoas da equipe Birchbox indiquem, por exemplo, até quando precisam de uma resposta em todos os e-mails. Isso ajuda para que haja priorização aos problemas mais urgentes”, finaliza a empresária.

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