Tamanho do texto

Pensar em todo emprego como uma empresa, ser profissional e não desanimar ao cometer erros: veja dicas de como administrar a carreira

Brasil Econômico

Enxergar o emprego como uma empresa é uma das dicas de ouro para administrar bem uma carreira
Thinkstock
Enxergar o emprego como uma empresa é uma das dicas de ouro para administrar bem uma carreira

Uma dos maiores sinais de que um negócio não vai bem é o êxodo de talentos, e isso, muitas vezes, está associado a uma liderança ineficiente. Estrelas em ascensão costumam ser as primeiras a perceber que seus esforços não estão sendo recompensados como deveriam e, por isso, costumam ser os primeiros a deixar a empresa. A notícia ruim é que os empregados medíocres ficam para trás, acelerando o processo de deterioração da organização. Se você faz parte do primeiro time, aprenda a administrar a sua carreira e a abrilhantar a sua jornada com essas dicas do site Entrepreneur.

+ Como ter sucesso na carreira? Veja o que fazer para os negócios prosperarem

1. Pense em todo emprego como uma empresa

Empregos são como empresas de produtos. Quando um produto faz sucesso, você quer maximizar as margens de lucro e o retorno sobre o investimento. Antes que ele perca o valor, você quer ter a certeza de que tem outra aposta - ou melhor, outras novidade na manga. Pense na sua carreira e na empresa para a qual trabalha da mesma forma. Faça contatos e participe de entrevistas sempre.

2. Seja profissional

Uma das coisas mais importantes que temos é a nossa reputação. Lembre-se, é sempre do deu interesse e do interesse da sua empresa que sua performance seja a melhor possível. Não deixe que seu desempenho seja afetado pela sua decisão de sair de uma empresa.

3. Se cometer erros, não desanime

Você vai fazer escolhas erradas, mas também irá se recuperar. Não há como escapar disso. Às vezes, abrimos mão de um bom emprego por causa de uma proposta que parece ser interessante e acabamos nos decepcionando. Não há nada que possamos fazer quanto a isso, a não ser aprender com nossos erros e não repetí-los.

+ Sete maneiras de descobrir qual é a carreira certa para você 

4. Conheça o Princípio de Peter

Você é o responsável pela própria carreira, ou seja, nunca é vítima de um chefe incompetente ou de uma empresa mal administrada. Não sucumba ao Princípio de Peter, que prega que em uma organização hierárquica, todos são promovidos até o momento em que atingem seu nível de incompetência.

A melhor maneira de fazer sua carreira avançar em seus próprios termos é sendo autoconsciente, conhecendo suas limitações e não sendo o seu próprio inimigo.