Tamanho do texto

O site Entrepreneur reuniu 5 dicas de diversos empresários que contaram o que fazem para que o dia seja o mais proveitoso possível. Veja quais são

Brasil Econômico

Precisa dar um
iStock
Precisa dar um "up" na produtividade do seu dia? Veja dicas de 5 líderes sobre o que fazem na sua rotina

Você já deve ter se deparado com muitas dicas para ser mais produtivo no trabalho. Afinal, elas vêm de todos os lados, aparecendo das mais diferentes fontes. No entanto, as mais inspiradoras (ou, pelo menos, entre as melhores) são aquelas vindas de  líderes que realmente conquistaram grandes objetivos.

Olhe, por exemplo, o caso de Warren Buffett, um dos líderes mais renomados do mundo, considerado um dos melhores investidores da história da civilização: a agenda do CEO de uma companhia de US$ 135 bilhões é exatamente o oposto do que a maioria de nós imagina. Ele geralmente lê durante 80% do seu dia e gasta o resto em bate-papo com amigos antigos (que são presidentes de companhias que Berkshire possui, de acordo com o livro The Outsiders). E essa tem sido sua rotina por décadas.

Além disso, Warren evita eventos com investidores, conferências da indústria e outras atividades que ocupam o tempo da maioria dos CEOs, segundo o livro. Em vez disso, ele criou um estilo de vida na qual pode se concentrar no que faz de melhor e gosta de fazer: ou seja, trabalhar com pessoas que respeita e admira.

Assim como o bilionário, muitos outros exemplos de líderes poderiam ser citados para a inspiração de empreendedores. Você pode estar pensando: ok, mas o regime de trabalho de uma pessoa não necessariamente funciona para outra. Sim, isso é verdade. Porém, alguns hábitos podem ser “copiados” ou, pelo menos, levados em consideração.

O site Entrepreneur reuniu 5 dicas de diversos empresários que contaram o que fazem para que o dia seja o mais proveitoso possível.

1.  Checklist para tomar decisões

Provavelmente você tenha uma agenda cheia e, como todo ser humano, seu cérebro pode acabar tendo dificuldades em lembrar todos os seus compromissos ou, também, perceber quanto tempo precisa para realizar uma atividade. Dessa maneira, você pode acabar marcar compromissos em cima de compromissos... E vira tudo uma bola de neve.

Para escapar desse problema, a dica é fazer um checklist para tomar a decisão de entrar em qualquer novo projeto/tarefa. Você pode personaliza-la, mas, fica aqui, um exemplo da realizada por Cameron Herold, CEO, coach e palestrante.

- Eu tenho tempo, dinheiro e fontes para ir até o fim com essa tarefa?

- Tem um caminho mais rápido ou fácil para fazer isso acontecer?

- Isso pode atrasar qualquer coisa que eu já esteja realizando?

- Esse projeto pode levar a minha empresa a ser aquela que imagino no futuro?

2.  Prioridade (única)

Tente começar seu dia já pensando sobre uma única coisa que poderá fazer a fim de ajudar seu negócio, tornando outras atividades mais fáceis e, até mesmo, desnecessárias. Estudos demonstram que o foco é uma das peças-chaves de empresas de sucesso.

Segundo o empresário Ryan Simonetti, quando você consegue simplificar, “empacotar” várias prioridades em uma só, ganha uma compreensão mais profunda do que é realmente importante. Além disso, é muito mais provável que você conclua uma atividade do que se fossem várias.


3.  Comece seu dia de novo

Seu corpo pode até ter levantado há horas – mas sua mente pode, sim, precisar de um recomeço no meio da tarde. Sabe aquele sentimento de desgaste? Então, respire.
A dica aqui é pegar um pedaço de papel em branco, fazer uma lista dos compromissos do dia e circular 3 coisas que você acha que terão maior impacto nos negócios.

 Escolheu? Agora foque seu dia nisso, deixe as outras coisas um pouco de lado e não se sinta culpado por não ter tudo feito. Um estudo mostra que nós evoluímos nosso desempenho no trabalho quando escrevemos, fazemos notas sobre as tarefas – já que isso nos livra de estar mentalmente preocupados.

+ Chefe mão de ferro ou líder moderno: qual perfil é mais bem visto e mais comum?

Antes de recomeçar, remova qualquer distração, especialmente o e-mail, vilão da produtividade de acordo com Brian Scudamore, CEO da “1-800-GOT-JUNK?”, “You Move Me” and “Wow 1 Day Painting”


4. Contato com a natureza

“Eu começo meu dia andando por cerca de 15 minutos pelo Central Park, em Nova York. É pacífico, bonito em todas as estações... E me ajuda a ter foco ao longo do dia. Minha intenção nessas caminhadas é, simplesmente, aproveitar a natureza. Eu chamo isso de minhas miniférias”, conta a fundadora da USA Network e Syfy, Kay Koplovitz.

Um estudo realizado na Escócia observou as ondas cerebrais de indivíduos enquanto andavam em diferentes ambientes, desde ruas movimentadas a parques mais tranquilos: foi percebido que, nas áreas verdes, as ondas se tornavam mais próximas ao estado meditativo. A natureza, portanto, envolve e relaxa o cérebro, o que é ótimo para reflexão e concentração durante todo o dia.

5. Siga seu “feeling”

Líderes devem tomar várias decisões no mesmo dia. Exaustivo? Talvez, mas faz parte do trabalho. Por isso, você deve seguir seu “feeling” sobre as coisas, apurando suas percepções cada vez mais – afinal, quando se está à frente de um projeto, é preciso saber assumir escolhas.

+ Veja as qualidades que os recrutadores mais procuram em jovens líderes

O fundador e ex-presidente da CD Baby, Derek Sivers, conta que possui a seguinte filosofia:  “Nossa, sim!” ou “Não”. Isso consiste em não aceitar coisas que não o convence – mesmo.

“Por exemplo, na contratação de pessoas, se eu recebesse um monte de candidatos, mas não me surpreendesse com nenhum, então, eu rejeitaria todos e começaria uma nova pesquisa”, explica.

Com essas dicas simples de líderes internacionais, é possível se inspirar e tornar seu dia mais produtivo e sua empresa mais bem sucedida.

    Leia tudo sobre: Empreendedorismo