Tamanho do texto

Para o secretário Marcelo Caetano, a discussão em torno do sistema previdenciário é fundamental para se obter os "melhores retornos e custos"

PLP 268/2016 visa aprimorar os dispositivos de governança das entidades fechadas de previdência complementar
Elza Fiúza/ ABr
PLP 268/2016 visa aprimorar os dispositivos de governança das entidades fechadas de previdência complementar

O secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano, afirmou nesta segunda-feira (15) que o momento de crise vivido pelo setor previdenciário representa uma oportunidade de mudança. "A gente passa por um momento de crise nos vários regimes previdenciários, todo mundo sabe disso. A gente pode se lamentar ou encarar esse momento de crise como um momento de mudança", disse Caetano, em debate sobre fundos de pensão na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio.

Segundo ele, é preciso aprender com os problemas que estão ocorrendo na Previdência , revisitar quais as falhas que foram cometidas, para, então, propor alternativas que  possam melhorar a gestão.

Em andamento na Câmara dos Deputados, o projeto de lei PLP 268/2016, que visa aprimorar os dispositivos de governança das entidades fechadas de previdência complementar, foi tema de debate no evento. Para o secretário, a discussão é fundamental para se "obter o melhor regime previdenciário, com melhores retornos e custos".

LEIA MAIS:  Aposentadoria por idade ou tempo de contribuição? Veja qual é a melhor

"O foco (do debate sobre a Previdência) é justamente observar essas discussões a respeito das percepções, até da própria divisão entre os legisladores, associações e intelectuais da área para se fornecer um debate mais forte e se observar a governança como meio para se alcançar a melhor estrutura previdenciária", afirmou.