Brasil Econômico

Brasil Econômico

undefined
iStock
O profissional de relações públicas deve incluir princípios no plano que ele desenvolve para uma empresa

É comum que os planos de relações públicas de uma empresa ou organização contenham objetivos, estratégias, táticas e métricas. Não é comum, no entanto, que eles incluam princípios. Princípios são importantes porque fornecem um filtro para que decisões possam ser tomadas. Mas por começar? Confira 10 princípios de relações públicas que todo profissional deve considerar ao longo do processo de desenvolvimento de um plano eficiente. As dicas são do site Entrepreneur.

+ Adora usar emojis? Veja 5 dicas para não errar nas mensagens corporativas ;)

1. Conheça o seu público

Estabeleça uma base fundamentada de ideias. Você tem certeza de que o produto ou o serviço com o qual está trabalhando realmente atende a uma necessidade do cliente? Os clientes ficarão satisfeitos com aquilo que lhes está sendo oferecido? Se a resposta for não, pense nisso. Muitos profissionais de relações públicas acompanham de perto como um produto está sendo recebido pelo público por meio da imprensa e dos analistas, e principalmente por meio do que estes costumam ouvir dos usuários. Use esse conhecimento para ajudar a desenvolver ofertas que realmente vão deixar o mercado satisfeito.

2. Seja um contador de histórias paciente

Muitas vezes, marcas e empresas ficam ansiosos para contas suas histórias imediatamente. Independente de isso ser fruto de uma percepção de momento inerente aos competidores ou de uma necessidade de 'ser parte da discussão', você corre o risco de causar muito mais danos se agir seguindo um plano deficiente. Respeite seu tempo e não sucumba à pressão de "ter que fazer alguma coisa". Conte a história certa, na hora certa, para as pessoas certas.

3. Foque mais nos resultados do que nas atividades

O que você quer que os leitores vejam, ouçam, sintam e façam? Prepare um plano de longo prazo e trabalhe no sentido de criar um conjunto de resultados desejados. Executar uma série de atividades que não estão alinhadas com uma estratégia mais ampla não é a melhor forma de explorar seus recursos ( nem a melhor forma de construir uma equipe durável).

4. Saiba a diferença entre notícias e histórias

Há uma diferença entre histórias e notícias. Histórias têm um efeito cascata e mantêm os elementos necessários para manter a atenção dos leitores. Boas histórias são compartilhadas. Notícias são anúncios fugazes, e na pior das hipóteses, inconsistentes ao longo do tempo. A mídia sabe fazer sua lição de casa. Ela sabe explorar algo substancial, no qual está interessada, compartilhando esse conteúdo com os seus leitores.

5. Vá além

Direcione sua atenção para o que acontece fora do seu escritório. Se você passar muito tempo focado apenas no que acontece dentro de quatro paredes, vai perder a oportunidade de entender o mercado. Não ignore o que os seus concorrentes fazem. Leia o que os outros estão fazendo e aprenda com eles. O que eles fazem bem? Onde e como você pode se diferenciar? Quanto mais você souber sobre o mercado, mais redondo e completo será o seu plano.

6. Seja humilde

Foque nos seus produtos, parceiros e clientes. Preocupe-se com o que você está fazendo e que o faz ser ótimo no que faz. Orgulhe-se do seu trabalho, mas não seja arrogante. Use parceiros e clientes para contar sua história. Na verdade, toda mensagem que você criar deve ser sustentada por um terceiro ator, que advoga em seu benefício, que está disposto a se envolver de forma proativa com a imprensa em seu nome.

7. Prometa menos e entregue mais

Não há problemas em falar sobre suas visões desde que você claro em relação ao que quer entregar e quando. Quanto mais você mantiver esse comprometimento, menos riscos você correrá de dizer algo que não é verdade.

+ 5 erros que você deve evitar para seu negócio não morrer na praia

8. Tenha um "call to action"

Pense nas ações que você quer que as pessoas promovam para que você possa manter um relacionamento. Isso pode vir na forma de um apontador que conduz o leitor de volta para o seu site. Pense: o que você pode fazer para manter engajada uma pessoa que teve a atenção atraída pelo seu site? Achar a resposta para essa pergunta é crucial.

9. Relações públicas não é uma ilha

Relações Públicas é muito mais do que um veículo que cria consciência ao final do ciclo de um produto. Boas equipes de relações públicas integram-se em um plano de longo prazo de uma empresa de modo a garantir que ele se mantenha alinhado. Passe tempo com outras pessoas, de outras áreas.

10. Solicite os requisitos

Todo plano precisa atender a uma série de requisitos (dados, parceiros, datas de lançamento etc). Profissionais de Relações Públicas  sempre se veem em uma posição em que são eles os que decidem como, quando e onde acontece o anúncio de uma notícia. Seus requisitos tornam-se suas regras de angajamento, dando-lhe a confiança que você precisa para que seu plano dê certo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários