Tamanho do texto

Manter a consistência, investir em si mesmo e ser autêntico são alguns dos segredos dessa estrela do atletismo; conheça outras estratégias de Bolt

Brasil Econômico

Usain Bolt é um mestre do branding pessoal
Reprodução/Facebook
Usain Bolt é um mestre do branding pessoal

Você já assistiu à prova dos 200 metros rasos de Usain Bolt nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008? É incrível! Enquanto estão todos ocupados competindo, Bolt está lá na frente, dominando completamente a prova. Quem não quer esse nível de sucesso para a sua carreira? Para garantir o sucesso em um mercado tão competitivo, você precisa começar a pensar além da competição, pensar na dominação. E a melhor maneira de fazer isso é investir pesado em si mesmo e na sua marca pessoal. Se você não se destacar na sua área, outra pessoa vai. Usain Bolt é um belo exemplo de pessoa que investiu em si próprio para chegar ao topo e desenvolveu uma marca pessoal estelar, de sucesso. Veja quatro lições sobre branding pessoal que você pode aprender com Usain Bolt.

+ Quer tornar sua marca conhecida? Veja dicas que podem fazer seu negócio bombar

1. Mantenha uma mensagem de marca bem clara

Usain Bolt é o homem mais rápido do mundo, não há dúvidas disso. (Quando você digita no Google "Quem é a pessoa mais rápida do mundo", adivinha quem aparece?) Bolt detém o recorde dos 100 e dos 200 metros rasos, e foi o primeiro atleta da Era moderna a ganhar as duas provas durante duas Olimpíadas consecutivas (em 2008 e 2012). Os recordes falam por si próprios, mas Bolt não se contenta com isso. Sua 'brand message', ou, em tradução livre, mensagem de marca como "O Homem Mais Rápido Do Mundo" está em todas as páginas do seu site e é o nome do seu livro de memórias de 2010. Bolt usa sua credibilidade para manter parceira com a Puma e outras 9 marcas globais que buscam lucrar exatamente por meio do reconhecimento das suas marcas. Quando for trabalhar seu branding pessoal, lembre-se: qual mensagem você quer ter associada à sua marca?

2. Mantenha a consistência

Se tem uma coisa que você pode dizer sobre Usain Bolt é que ele nunca para de entregar resultados incríveis. Tirando a desclassificação de uma prova de 100 metros em 2011 por queimar a largada, Bolt tem obtido uma sequência de vitórias desde os Jogos Olímpicos de 2008, algo sem precedentes.

Consistência é a palavra chave para melhorar o branding pessoal. Uma corrida incrível, um artigo sensacional ou um vídeo viral não são suficientes. Bolt sabe disso. Além de seus recordes mundiais e de suas medalhas em Olimpíadas, Bolt tem sua própria loja online, vários livros lançados, vários canais em redes sociais e até mesmo seu próprio emoji. Você consegue encontrar tudo isso durante uma busca rápida no Google. Ele está fazendo um grande trabalho usando seus próprios canais para tornar sua marca conhecida.

3. Invista em si mesmo

Você não alcança o nível de sucesso de Bolt sem fazer um grande investimento em si próprio. Todos os treinos requerem dedicação e grandes sacrifícios em outras áreas da vida. Apesar do que você ouve falar sobre a paixão de Bolt por fast food, sua dieta é incrivelmente saudável. Bolt tem seu próprio chef, que prepara tudo o que ele deve comer, incluindo todas as vitaminas e suplementos que ele deve consumir.

Imagina tudo o que Bolt faz todos os dias para manter o posto de melhor corredor do mundo. Agora pense nos seus objetivos profissionais. O que você faz todos os dias para atingir esses objetivos?

Se você deseja ser bem sucedido, comece a refletir sobre a maneira como você usa o seu tempo. Que tipo de conteúdo você consome todos os dias? Com que tipo de pessoas você convive? Depois de analisar como você está usando seu tempo, você poderá definir o que deve priorizar e o que pode deixar de lado.

+ Saiba como fazer o registro de uma marca

4. Seja autêntico

Apesar da fama internacional de Bolt, ele é uma pessoa real, de carne e osso. Ele reclama dos treinos para os repórteres, admite ser louco por fast food e comemora cada vitória como um maluco.

Em outras palavras, Usain Bolt é autêntico. Mesmo sem seu carisma, Bolt ainda seria um corredor cheio de vitórias. Mas com certeza, ele não seria uma figura tão atraente e tão bem relacionada, dois aspectos essenciais a quem pensa em melhorar a marca pessoal. Enquanto os outros corredores na pista estão tentando se encaixar, Bolt está apenas sendo ele mesmo e colhendo os benefícios. O antídoto para uma marca entediante é a autenticidade. É muito mais fácil ser você mesmo do que tentar ser outra pessoa. Além disso, as pessoas são atraídas por personagens autênticos com vidas autênticas. Essa é maior lição de branding pessoal que ele pode dar.