Taxa Selic: reunião que define rumo da taxa básica de juros começa com novidades
Reunião que define a taxa Selic começou mais cedo e contou pela primeira vez com a participação do novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn
Começou na tarde desta terça-feria (19), a primeira parte da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que estabelecerá o novo rumo da taxa básica de juros, mais conhecida como taxa Selic , que hoje está 14,25%. Sem sofrer mudanças há doze meses, a Selic deve permanecer estável, pelo menos no que depender das expectativas do mercado financeiro.
LEIA MAIS: Projeção da Selic para fim de 2016 é de 13,25%, segundo Boletim Focus
As reuniões do Copom passam por novidades, a começar pelo início do encontro, que foi iniciado nesta terça-feira às 14h30, antes das 16h30, como de costume. A segunda parte da reunião, que acontece na quarta-feira (20) deve começar no mesmo horário. Com isso, a definição da taxa Selic deve ser anunciada também antes do horário habitual, 18 horas.
Essa reunião também é a primeira presidida pelo novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, que assumiu o posto em 13 de junho. A composição do encontro também é nova, já que participam da reunião Reinaldo Le Grezie, diretor de Política Monetária do BC, Carlos Viana, diretor de Política Econômica e Tiago Berriel, diretor de Assuntos Internacionais, além de Isaac Menezes Ferreira, diretor de Relacionamento Institutcional e Cidadania.
A última novidade diz respeito à publicação da ata do encontro, que será realizada na próxima terça-feira (26), e não na quinta-feira (28), como de costume.
Juros
Com a indefinição da economia internacional, a inflação ainda em alta e as expectativas elevadas, o mercado aposta na estabilidade dos juros . Em junho, Goldfajn disse que os juros começariam a cair apenas quando houvesse condições para tanto, e afirmou que sua gestão será voltada para ações de longo prazo. No mesmo mês, Goldfajn garantiu que trabalhará para levar a inflação para a meta. Segundo ele, embora pareça ambiciosa, a meta da inflação de 4,5% em 2017 é crível.
Taxa Selic
A taxa Selic é usada como referência para outras taxas de juros do mercado, sendo a “base” para a definição dos juros no País. No site do Banco Central do Brasil, é possível consultar a Taxa Selic Diária, com informações específicas tais como a taxa percentual ao ano, a base de cálculos e as estatísticas. A meta para a taxa Selic é estabelecida e divulgada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que determina a taxa Selic anual oito vezes por ano, a cada 45 dias, conforme uma regulamentação do início dos anos 2000.
*Com informações do Estadão Conteúdo