Intenção de Consumo das Famílias tem queda de 21% em relação a julho de 2015

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a recuperação deve ser lenta por causa do endividamento das famílias

A Intenção de Consumo das Famílias sofreu uma queda de 21% em julho comparado com o mesmo período do ano passado, informou nesta quarta-feira (13) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Embora o índice tenha permanecido estável na passagem de junho para julho, com 68,7 pontos, a CNC acredita que a confiança do consumidor continua baixa. Segundo o órgão, como as famílias estão bastante endividadas, a recuperação deve ser lenta. 

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Ante junho deste ano, quatro dos sete componentes indicadores da Intenção de Consumo das Famílias alcançaram resultados positivos. De acordo com a pesquisa, os consumidores estão mais satisfeitos com o seu emprego atual (1,2%), com a perspectiva profissional (0,6%), com o nível de consumo atual (1,2%) e com a renda atual (0,1%).

Foto: USP Imagens
Intenção de Consumo das Famílias teve queda de 21% em julho comparado com o mesmo mês do ano passado

Por outro lado, há menos motivação para a compra a prazo (-0,8%), para a perspectiva de consumo (-1,4%) e para a compra de bens duráveis (-2,2%).

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Na comparação com julho de 2015, os sete componentes registraram piora: emprego atual (-10%), perspectiva profissional (-9,8%), nível de consumo atual (-34,5%), renda atual (-18,9%), compra a prazo (-25,5%), perspectiva de consumo (-29,7%) e momento para a compra de bens duráveis (-31,3%).