A hierarquia que existe no mundo dos animais também existe no mundo dos homens. Pode soar meio chocante, mas a verdade é que construções organizacionais como tribos, sociedades e empresas não são resultado do alto grau de inteligência dos humanos, mas dos impulsos primitivos de sobrevivência. A liderança é, em grande parte, responsável pela nossa sobreviência na Terra.
LEIA MAIS:
Veja as qualidades que os recrutadores mais procuram em jovens líderes
Líderes lideram, seguidores seguem. Não é possível fazer as duas coisas. Liderança não tem nada a ver com hábitos, mas com um fenômeno comportamental. Conheça cinco comportamentos típicos de verdadeiros líderes que constam na lista publicada pelo site Entrepreneur.

1. Eles ensinam
O CEO da Apple Tim Cook atribui os créditos do sucesso da gigante da tecnologia ao papel de professor de Steve Jobs. A maneira como a cultura da Apple continua a florescer, mesmo com o crescimento exponencial da empresa e de seu valor de mercado, é consequência do modo como Jobs ensinou sua equipe, de maneira que ela pudesse ensinar suas próprias equipes e assim por diante.
2. Eles desafiam a si próprios
Grandes líderes nunca estão satisfeitos com o status quo. Eles podem reconhecer o sucesso da equipe, especialmente depois de um período de grandes esforços, mas você dificilmente os verá dando tapinha nas costas de seus funcionários. Eles nunca se sentem realizados e animados com o que conquistaram, mas sempre com o que ainda vão conquistar.
3. A visão deles inspira os outros a agir
Líderes não aqueles que são seguidos por outras pessoas. Um atitude de liderança desperta nos outros a contade de agir. Não importa se eles têm visão para um produto ou para o futuro, isso é o que o inspira a liderar, e os seus funcionários, a seguí-los.
LEIA MAIS: Responda a estas 20 perguntas e descubra se você é um líder de verdade
4. Eles fazem apenas o que importa
Líderes são, por natureza, movidos por uma visão, uma obsessão, um problema ou qualquer outra coisa, mas eles sempre são movidos por algo e é isso que importa para eles. Não duvide, eles moverão céu e terra para fazer isso acontecer.
5. Eles não reclamam
A maioria dos líderes cresceram em meio a adversidades, então eles aprenderam muito cedo que reclamar não leva ninguém a lugar nenhum. Ao contrário. Eles assumem a responsabilidade de provar aos outros e a eles próprios o quão especiais, únicos, dignos e capazes todos são.