Brasil Econômico

Brasil Econômico

A hierarquia que existe no mundo dos animais também existe no mundo dos homens. Pode soar meio chocante, mas a verdade é que construções organizacionais como tribos, sociedades e empresas não são resultado do alto grau de inteligência dos humanos, mas dos impulsos primitivos de sobrevivência. A liderança é, em grande parte, responsável pela nossa sobreviência na Terra.

LEIA MAIS: Veja as qualidades que os recrutadores mais procuram em jovens líderes

Líderes lideram, seguidores seguem. Não é possível fazer as duas coisas. Liderança não tem nada a ver com hábitos, mas com um fenômeno comportamental. Conheça cinco comportamentos típicos de verdadeiros líderes que constam na lista publicada pelo site Entrepreneur.


undefined
iStock
Quem tem espírito de liderança nunca fica contente com o que conquistou, mas com o que ainda vai conquistar



1. Eles ensinam

O CEO da Apple Tim Cook atribui os créditos do sucesso da gigante da tecnologia ao papel de professor de Steve Jobs. A maneira como a cultura da Apple continua a florescer, mesmo com o crescimento exponencial da empresa e de seu valor de mercado, é consequência do modo como Jobs ensinou sua equipe, de maneira que ela pudesse ensinar suas próprias equipes e assim por diante.

2. Eles desafiam a si próprios

Grandes líderes nunca estão satisfeitos com o status quo. Eles podem reconhecer o sucesso da equipe, especialmente depois de um período de grandes esforços, mas você dificilmente os verá dando tapinha nas costas de seus funcionários. Eles nunca se sentem realizados e animados com o que conquistaram, mas sempre com o que ainda vão conquistar.

3. A visão deles inspira os outros a agir

Líderes não aqueles que são seguidos por outras pessoas. Um atitude de liderança desperta nos outros a contade de agir. Não importa se eles têm visão para um produto ou para o futuro, isso é o que o inspira a liderar, e os seus funcionários, a seguí-los.

LEIA MAIS: Responda a estas 20 perguntas e descubra se você é um líder de verdade

4. Eles fazem apenas o que importa

Líderes são, por natureza, movidos por uma visão, uma obsessão, um problema ou qualquer outra coisa, mas eles sempre são movidos por algo e é isso que importa para eles. Não duvide, eles moverão céu e terra para fazer isso acontecer.

5. Eles não reclamam
A maioria dos líderes cresceram em meio a adversidades, então eles aprenderam muito cedo que reclamar não leva ninguém a lugar nenhum. Ao contrário. Eles assumem a responsabilidade de provar aos outros e a eles próprios o quão especiais, únicos, dignos e capazes todos são.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários