Ebitda: entenda a importância e saiba como fazer o cálculo
Aplicação do indicador financeiro possibilita demonstração mais completa dos resultados de uma determinada empresa
O Ebitda é um indicador financeiro que está entre os mais utilizados por empresas que tenham o capital aberto ou por analistas de mercado. Isso é necessário porque, na época em que as companhias divulgam seus resultados, os investidores procuram fazer a análise de tais demonstrativos.
LEIA TAMBÉM: Você sabe gerir um negócio? Veja dicas
A definição de Ebitda pode ser colocada como a representação de toda a geração de caixa relativa à empresa analisada. Isso significa que o cálculo permite verificar a quantidade de recursos que a companhia gera, considerando apenas as atividades de sua operação. Portanto, nesta análise, os efeitos financeiros e também de impostos são deixados de lado.
Por que é importante?
A realização do cálculo exerce grande influência na análise dos resultados da empresa. Isso porque a verificação que leva em conta apenas os resultados finais – seja lucro ou prejuízo –, em grande parte dos casos, não é suficiente para mostrar claramente o desempenho dentro de um periodo previamente determinado.
Como fazer o cálculo?
Para fazer o cálculo deste indicador financeiro de forma adequada, é preciso começar pela definição do lucro operacional da empresa. O valor é resultado da subtração do custo de todos os produtos vendidos, das despesas de operação e das despesas líquidas.
O próximo passo da operação é fazer a soma deste lucro operacional obtido anteriormente com a depreciação e a amortização que estavam previamente inclusas nas despesas de operação da companhia. O cálculo é feito dessa forma porque as contas descritas não representam, efetivamente, saída de caixa dentro do período em análise.
Existe outra conta necessária para que o indicador financeiro esteja completo. É preciso definir a despesa financeira líquida. Portanto, é possível dizer que o lucro operacional líquido anterior aos impostos recebe o acréscimo dos juros, da amortização e da depreciação.
Quando aplicar?
A aplicação do indicador financeiro, além da análise da origem dos resultados obtidos pela companhia, também é recomendada para medir a produtividade e a eficiência do trabalho da empresa. Isso é possível porque ela é capaz de eliminar decisões contábeis e efeitos do financiamento.
LEIA MAIS: Entenda como funciona o balanço patrimonial
Fora isso, o Ebitda também pode ser usado para fazer uma comparação entre diferentes empresas, em pontos como a eficiência de trabalho dentro de um segmento de mercado previamente determinado.