Receita regulamenta redução de imposto sobre remessas de dinheiro ao exterior

Redução de 25% para 6% do imposto incidente sobre os pacotes de viagens está prevista na MP 713, de 1º de março

A Receita Federal publicou nesta terça-feira (31) no Diário Oficial da União instrução normativa que disciplina a redução da alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre a remessa de valores destinados à cobertura de gastos pessoais, no exterior, de pessoas físicas residentes no país, em viagens de turismo, negócios, serviços, treinamento ou missões oficiais.

Foto: Maíra Teixeira/iG
Redução do imposto está limitada a R$ 20 mil por mês, exceto para as operadoras e agências

A redução de 25% para 6% do imposto incidente sobre os valores remetidos ao exterior para o pagamento de pacotes de viagens está prevista na Medida Provisória nº 713 , publicada em 1º de março. A instrução normativa disciplina a nova regra e estabelece os procedimentos que devem ser adotados pelas operadoras e agências de viagens para o aproveitamento da redução.

De acordo com a Receita Federal, a redução do imposto está limitada ao valor mensal de R$ 20 mil, exceto para as operadoras e agências de viagem, que podem utilizar a redução em remessas de qualquer valor.

A Receita informou também que a mesma instrução normativa regulamenta a isenção de imposto incidente sobre remessas ao exterior para pagamento de serviços de natureza educacional ou de despesa médica.

Link deste artigo: https://economia.ig.com.br/2016-05-31/receita-regulamenta-reducao-da-aliquota-de-imposto-sobre-remessas-ao-exterior.html