Brasil Econômico

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Reprodução/Wikipedia
Bilionário da Microsoft Bill Gates: saber vender sua ideia é grande habilidade para sucesso

Pense em todas as pessoas extremamente bem-sucedidas que você conhece. Repare e você poderá perceber que, com certeza, todas elas são incrivelmente boas em vender suas ideias e crenças. Talvez, saber vender é uma das habilidades de que todos precisamos para atingirmos o sucesso profissional, de acordo com o site Inc.

Porém, ser persuasivo não quer dizer que você deva manipular ou pressionar outras pessoas. Na verdade, persuasão tem mais a ver com a habilidade de descrever efetivamente os benefícios e lógicas de uma ideia, ganhando uma discussão – e isso significa que todos nós precisamos ser mais convincentes: afinal, a arte de persuasão é essencial em qualquer carreira ou negócio, seja conseguindo convencer outras pessoas sobre um projeto e o retorno de seu investimento, seja para ajudar empregados a entender os benefícios de um novo processo etc.

Como você pode ser mais persuasivo? Aqui estão 7 dicas:

1.  Comece juntando pequenas vitórias

Pesquisas mostram que vencer pequenas discussões pode ter um efeito duradouro. Então, sempre que entrar em uma reunião, ou para apresentar uma ideia de projeto, por exemplo, ao invés de começar dando seu argumento, tente fazer premissas que você sabe que a (s) outra (s) pessoa (s) irá (ão) concordar. Construa sua argumentação e lembre-se que seu corpo tende a entregar seus pensamentos e sentimentos, portanto, trabalhe com ele também.

2. Tenha fortes posicionamentos

Você deveria “decorar” dados e argumentos científicos para poder “ganhar seu dia”, certo? Nem sempre! De acordo com pesquisas, humanos preferem petulância a especialidade. Nós entendemos confiança como habilidade, inteligência. Mesmo as pessoas mais céticas tendem a ser parcialmente persuadidas por bons discursos. Para começar, pare de dizer “eu acho”, “eu acredito”, evite colocar adjetivos no que você está defendendo: se acredita que algo vai funcionar, apenas diga “isso funcionará”.

3. Ajuste a velocidade que fala

Existe um estereótipo de que homens de negócios falam rápido. Algumas vezes isso realmente funciona, outras vezes, não. Para saber como ajustar a velocidade de seu discurso, fique atento:
- Se sua audiência está tendendo a discordar, fale rápido.
- Se sua audiência está tendendo a concordar, fale devagar.
Assim, quando você fala mais rápido, as pessoas têm menos tempo para formar seus contra-argumentos e refletir sobre seus próprios pensamentos.

4. Saiba como sua audiência prefere processar informação

Muitas vezes uma pessoa (seu chefe, por exemplo) discorda de você EM TUDO. Mas, saiba que nem sempre o problema é a pessoa: sua maneira de chegar até ela e expor suas ideias pode ser o que está causando tanta discordância. Tente entender como aquela pessoa gosta de ser abordada, como ela poderia ficar mais à vontade com sua ideia etc: conhecer seu público-alvo é essencial.

5. Compartilhe o lado bom – e o lado ruim – de sua ideia

De acordo com a Universidade de Illinois, dividir um ponto de vista oposto ao seu próprio é mais persuasivo que apenas falar sobre aqueles que se aderem ao seu argumento. Por quê? Poucas propostas são perfeitas. Sua audiência sabe disso. Eles sabem que há outras perspectivas e potenciais problemas, então encontre isso antes de qualquer outra pessoa e lide com isso. Assim, mostrando o outro lado, você estará mostrando porque continua estando certo e merecendo sua confiança.

6. Foque em criar conclusões positivas

Qual das duas afirmativas você acha mais persuasiva?
1. Pare de cometer tantos erros

2. Seja mais cuidadoso

Pode ser quase irresistível usar a opção 1, como tática do medo, mas frases positivas tendem a ser, sim, mais convincentes. Alguns pesquisadores, por exemplo, já descobriram que a maior parte das pessoas responde de maneira negativa ao sentimento de ser atacado ou ofendido, transformando a experiência em comportamento negativo.

7. Antes de qualquer coisa, tenha certeza de que você está certo

Pessoas persuasivas sabem como criar, argumentar e transmitir suas mensagens. Mas, o mais importante de tudo é que elas sabem da seriedade que tem a mensagem em si, o que ela significa. Seja claro, conciso, vá direto ao ponto e ganhe seu dia através de seus dados, razões e conclusões. E lembre-se de usar suas habilidades de persuasão sempre para o bem.


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