Brasil Econômico

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Thinkstock/Getty Images
Se tempo é dinheiro, é fundamental ter uma boa gestão das horas de trabalho

Há somente uma regra essencial que necessita da atenção total daquela pessoa que está abrindo seu próprio negócio: gerenciamento de tempo. É uma habilidade totalmente vital no mundo do empreendimento, e que quase todas as pessoas desconhecem ou falham na hora de sua execução.

É comum termos a falsa imagem de empresários “pulando da cama” quando querem, ou marcando diversas reuniões qualquer que seja a hora – e que ser seu próprio chefe significa ser dono do tempo. Mas, não é bem assim. Ser seu próprio patrão não significa parar de obedecer horários – mas, sim, que você pode fazer seus próprios horários.

Tenha certeza de que 100% dos milionários e de empreendedores de sucesso possuem um sistema para gerenciar seu tempo. O site Entrepreneur lista as 4 regras de ouro para saber manejar as tarefas como um deles:

1. Comande um exército de “pessoas-filtros”

Ouvir uma voz diferente a cada chamada faz com que a pessoa tenha duas saídas: deve apresentar uma boa justificativa para falar com você, ou precisará deixar uma mensagem concisa para um terceiro. Com um funcionário confiável para fazer uma análise sistemática das chamadas, você poderá se organizar mais precisamente para um retorno quando for possível, deixando seus clientes entenderem que seu tempo é precioso. 

2. Pare de checar seus e-mails

Apenas pare. Coloque seu celular de lado, fique um pouco longe da tela. Tenha alguém para fazer isso por você (assim como acontece na regra número um) ou se organize para ficar apenas um pequeno período por dia para essa atividade.

Caso você necessite fazer por você mesmo, priorize as mensagens e responda primeiramente as mais urgentes, o que garante que você esteja resolvendo os problemas mais vitais, deixando para depois aqueles mais irrelevantes. 

3. Faça uma lista com as tarefas do dia

Disciplina é o âmago do gerenciamento. Quando você possui tempo livre e foco, fica ainda mais fácil ter disciplina e isso é um círculo vicioso. Então, quando começar a delegar mais e sua agenda ficar mais limpa, você perceberá que começará a riscar todos os itens da sua lista de tarefas do dia. Fazer menos te permite a fazer mais! 

4.  Elimine reuniões pessoais

Não há nada que possa ser dito em uma reunião que não possa ser dito ao telefone, na sua sala ou no conforto do homeoffice. Reuniões podem ser um dos mais estressantes e desnecessários fenômenos do mundo dos negócios. Quando você é chefe, pode evitar essas chateações ao gravar mensagens quando necessário, entrar via Skype ou esperar que um membro da equipe de confiança te dê o feedback do encontro. Não é tão necessária a presença do seu corpo sempre.

Assim, a gestão do tempo se resume a três etapas: foco, priorização e delegação. Você precisa ter planos de curto e longo prazo do seu para completar as tarefas da melhor forma, além de contar com uma para cuidar da papelada. Deixe de lado a sua mentalidade de agenda lotada e os resultados podem surpreendê-lo.

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