Como a aposentadoria dos veteranos vai afetar a maneira de fazer negócios
Integrantes da Geração Y serão promovidos em massa a partir do próximo ano, promovendo ambiente de trabalho dinâmico
Nos próximos anos, o grupo de veteranos nascidos no período pós-Segunda Guerra Mundial até 1964 vai se aposentar. Este acontecimento terá impacto direto na maneira de fazer negócios. O site americano "Inc." apontou as mudanças:
Como a aposentadoria dos veteranos vai mudar o local de trabalho
Devido a Grande Recessão, que adiou os planos de aposentadoria de muitos veteranos, hoje em dia estes profissionais estão preparando um exôdo em massa, tirando suas experiências, habilidades e talentos do mercado. Os veteranos mais jovens já passaram dos 50 anos agora, ou seja, é apenas uma questão de tempo para que abandonem seus trabalhos.
As empresas, no entanto, ainda tem tempo para preencher a lacuna que será deixada. Muitos integrantes da Geração Y devem ser promovidos já no próximo ano. Especialistas dizem, inclusive, que serão feitas parcerias intergerenciais, com veteranos atuando como mentores dos mais jovens, passando todos os conhecimentos e habilidades necessárias para a execução do trabalho.
Como a Geração Y vai mudar o local de trabalho
Este grupo é conhecido por sua abordagem flexível e fluidez no trabalho e vida particular. Enquanto os veteranos ficam mais confortáveis com os modelos tradicionais de planejamento no local de trabalho, a Geração Y tem mais facilidade com espaços não estruturados. Isso encoraja a colaboração, parcerias e conexões sociais, o que pode representar uma mudança positiva.
Geração Z entrando no mercado de trabalho
Aqueles que nasceram a partir de 1998 entrarão no mercado de trabalho nos próximos anos. Isso também causará impacto direto no modo como as empresas aproveitam seu talento. Este grupo tende a valorizar a importância da orientação e aproveitar a previsibilidade no mercado de trabalho.
Os integrantes da Geração Z cresceram junto com as mídias sociais e os smartphones, portanto, são normalmente percebidos como pessoas talentosas quando o assunto é colaboração on-line. Eles serão capazes de levar esse talento para o trabalho, mas terão dificuldades em resolver conflitos e relacionar-se pessoalmente no ambiente de trabalho.
Estudos
Os gestores precisarão passar os próximos anos realizando estudos sobre funcionários mais jovens, buscando determinar quem tem potencial de liderança. Será necessário definir as características de maior sucesso dos veteranos e passar este conhecimento para os profissionais mais novos. Isso significa que os líderes das companhias terão de valorizar o trabalho dos veteranos antes que eles deixem seus cargos sem instruir os novos funcionários da maneira adequada.
Parcerias e colaborações serão as melhores formas de desenvolver capacidade de liderança nos integrantes da Geração Y. Companhias que olham para o futuro precisão encorajar a colaboração entre as gerações para possibilitar que, junto com a experiência dos veteranos, as gerações Y e Z consigam colocar sua criatividade em prática.