O percentual de cheques devolvidos por insuficiência de fundos caiu em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo, aponta levantamento feito pela Serasa. Foram 1,104 milhão de devoluções no segundo mês do ano, 2,27% do total de cheques compensados (48,718 milhões). Em janeiro, a proporção era de 2 41%. O índice vem caindo desde dezembro.

undefined
Getty Images
Economistas da Serasa explicam que o avanço se dá em razão do aumento do desemprego

Apesar da queda nos últimos meses, economistas da Serasa destacam que o porcentual permanece elevado. Desde que o levantamento começou a ser feito, em 1991, o resultado de fevereiro de 2016 é o segundo pior para o mês, melhor apenas que o de fevereiro de 2009: 2,32%. Em igual mês de 2015, o resultado foi de 2,19%.

A devolução de cheques também apresenta alta no acumulado do ano. Somando os dois primeiros meses de 2016, a proporção de devolvidos em relação ao total de compensados é de 2,34%, acima dos 2,12% registrados no primeiro bimestre de 2015.

Os economistas da Serasa explicam que o avanço do indicador se dá principalmente em razão do aumento do desemprego, que reduz a renda do trabalhador e afeta a capacidade de pagamentos de compromissos por parte do consumidor.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários