Como você lida com os 10 primeiros minutos do seu dia de trabalho pode determinar o quão produtivo e eficiente vai ser o resto dele.

undefined
Thinkstock/Getty Images
carreiras, felicidade, sucesso

Os primeiros minutos no escritório podem ser os mais estressantes porque há um elevado nível de ansiedade em relação ao que você terá que encarar naquele dia: súbito recebimento de e-mails urgentes, crises ou reuniões de última hora, chamados para ir ao escritório do chefe, etc.

Pessoas bem-sucedidas tendem a prosperar quando estabelecem uma rotina. "Criar hábitos consistentes é, em grande parte, o que faz as pessoas conquistarem o sucesso", explica o especialista Michael Kerr ao Business Insider. "E um momento chave para trabalhar essas práticas é durante o início do dia".

Veja a seguir o que os profissionais de sucesso fazem nos primeiros 10 minutos do dia e inspire-se.

1. Seja pontual
A primeira coisa que as pessoas bem-sucedidas fazem é chegar ao trabalho no horário. Quando você sai de casa com pressa para ir ao escritório ou chega atrasado, você provavelmente vai começar o dia estressado, e isso pode comprometer todo o resto do seu dia. Então, acorde no horário, tome um bom café da manhã e saia de casa tranquilamente. 

2. Reflita
Alcançar os melhores resultados requer reflexão. Reflita sobre o que você já conquistou, onde você chegou e onde você quer chegar. "Pessoas bem-sucedidas costumam perguntar a elas mesmas: 'O que eu fiz até o momento para atingir meus objetivos desta semana? Em que pé está meu projeto atual? O que eu preciso fazer para alcançar minhas metas?'", explica Taylor.

3. Faça uma pausa e esteja presente
"Se você chega ao escritório e logo encara situações confusas e tumultuadas (que incluem dezenas de pessoas com quem conversar e dezenas de telefonemas para atender), você corre o risco de começar o dia com o pé esquerdo, se desgastar emocionalmente e deixar que outras pessoas determinem sua agenda por você", exemplifica Kerr. Centrar em si mesmo e estar inteiramente presente vai te ajudar a administrar o resto do dia.

4. Fique confortável
Pessoas bem-sucedidas tiram um minuto do início do dia para checar se os objetos que usam para trabalhar, seja o monitor, o telefone ou a cadeira, estão ajustados de forma apropriada. "Certifique-se de que seu local de trabalho está bem iluminado. Seu dia correrá bem se você trabalhar em um ambiente funcional", indica Taylor.

5. Organize sua área de trabalho
Você pode desperdiçar muito tempo tentando encontrar na mesa de trabalho as coisas que perdeu. Então, deixe seu espaço organizado para que você não perca tempo e cumpra suas tarefas da melhor maneira possível.

6. Alongue-se
Alongue-se antes de se sentar, afinal, você vai ficar nessa posição por longas horas. "Considere ficar em pé ou caminhar por alguns minutos, isso pode fazer você ter uma sensação maior de controle e lidar melhor com a agenda do seu dia."

7. Revise sua lista de pendências e priorize
Priorize as tarefas mais importantes. Isso é vital. Encare os projetos mais desafiadores logo no início do dia porque essa é a hora que você está mais disposto.

8. Visualize seu sucesso
Ao prever os resultados positivos de vários projetos em que está trabalhando, você pode determinar quais são as medidas que você tem que tomar para obter os resultados desejados."Isso ajuda as pessoas bem-sucedidas a focar nas coisas que são realmente importantes", afirma Kerr.

9. Planeje o seu dia
Profissionais bem-sucedidos revisam seus calendários para checar se há necessidade de reorganizá-los diante de novidades que aparecem durante o dia.

10. Não faça várias coisas ao mesmo tempo
Ser multitask durante a manhã pode ser tentador, mas pode arruinar o resto do seu dia. Uma pesquisa feita pela Universidade de Stanford mostrou que fazer várias coisas ao mesmo tempo é menos produtivo do que executar uma tarefa de cada vez.

11. Antecipe as distrações
Todos nós nos deparamos com distrações durante o início do dia, e reconhecê-las é o primeiro passo para mitigá-las. "Isso pode incluir ligações que não são urgentes, encontros desnecessários e colegas de trabalho que falam muito. Todas essas coisas tornam difícil você focar no que foi planejado para aquele dia."

12. Diga "não"
"Profissionais de sucesso sabem como lidar com as distrações para maximizar as primeiras horas do seu dia no trabalho. Elas podem educadamente dizer 'não' aos colegas e propor uma conversa mais tarde", explica Taylor. Se seu chefe precisa de você, é claro que é uma exceção. Contudo, se você tem que fazer ligações cruciais ou comparecer a reuniões importantes, avise-o.

13. Bloquei a negatividade
Pessoas bem-sucedidas não se prendem a eventos desagradáveis ou a pensamentos fúteis. Elas bloqueiam todo tipo de negatividade ao começar um novo dia. Faça o mesmo!

14. Cumprimente seus colegas
Essa atitude é especialmente crítica se você ocupa algum cargo de liderança. "Para fazer sua carreira deslanchar você não pode apenas contar com suas habilidades técnicas. Suas habilidades com as pessoas também é importante, sem falar que bater um papo com os colegas e com o chefe pode ajudar você e os demais a começarem bem o dia", diz Kerr.

15. Mostre que você se importa com sua equipe
Bons gestores reservam um momento durante a manhã para conversar brevemente com sua equipe para ter certeza de que ela está motivada. "Gestores experientes conseguem notar o quão satisfeitos estão seus funcionários com o trabalho que estão executando, e se as coisas não parecem muito bem, eles costumam abordá-los mais tarde, com mais calma."

16. Sorria
"Muitas pessoas bem-sucedidas que eu conheço começam seu dia de bom humor. Iniciar o dia com um sorriso é algo super importante porque te ajuda a começar os trabalhos com atitude", conta Taylor.

17. Reserve um momento para agaradecer
Uma ótima maneira de começar o seu dia é identificando algo pelo qual você é grato, seja no campo pessoal ou profissional. Além de ser algo inspirador, te faz lembrar de colocar as pequenas coisas em perspectiva.

18. Pense em como você pode ajudar os outros
"Quando estou trabalhando para mim, qualquer resultado decepcionante é estressante e reflete de maneira negativa sobre mim. Quando estou trabalhando para o outro, contudo, o trabalho é sempre valioso por causa de sua intenção", explica Arthur C. Brooks, presidente do American Enterprise Institute e autor do livro "The Conservative Heart". Em outras palavras, é importante deslocar o objeto de atenção de si mesmo.

19. Confira seu e-mail de maneira estratégica
"Eu costumo enfatizar 'de maneira estratégica' porque administrar e-mails pode se tornar uma perda de tempo. Pessoas bem-sucedidas agem de maneira muito eficiente quando se trata de checar a caixa de mensagens. Isso quer dizer que nos primeiros dez minutos do dia eles fazem uma varredura rápida e priorizam os e-mails que precisam responder mais tarde. Você não tem necessariamente que mergulhar em uma caixa de e-mails lotada de uma só vez.

Veja as 20 profissões que mais prezam o equilíbrio entre carreira e vida pessoal



    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários