Sentir-se desvalorizado costuma ser um dos principais motivos pelos quais as pessoas deixam seus empregos. "As pessoas não vão trabalhar apenas para ganhar um salário", diz a escritora e coach Lynn Taylor. "Elas querem sentir que seu trabalho está fazendo a diferença. Se um empregador de importa com a sua felicidade e com o seu crescimento na empresa, você provavelmente desenvolverá um maior senso de propósito e recompensa".

undefined
Reprodução
"Sem apoio da empresa, é difícil ficar motivado e fazer o seu melhor", indica especialista

Michael Kerr, autor do livro "The Humor Advantage", destaca que uma pesquisa interna elaborada pelo Google e que questiona o que faz de um gestor um bom líder apontou que "expressar interesse pelo bem estar dos funcionários" é um dos principais requisitos. Ainda de acordo com ele, o Facebook conduziu uma pesquisa semelhante, que tinha como objetivo apurar junto dos funcinários quais eram as qualidades que faziam de seus chefes, bons líderes, e o resultado foi similar. 

"É importante que o funcionário saiba que seu gestor se importa com seu sucesso e com sua satisfação profissional, porque sem esse apoio genuíno, é difícil ficar motivado, se sentir como parte de uma equipe maior e fazer o seu melhor."

Veja a seguir alguns sinais que mostram que seu chefe não se importa tanto com você, de acordo com o Business Insider.

1. Seu chefe não oferece apoio, orientação ou feedback
Se seu chefe não reserva nenhum tempinho para te oferecer feedback ou orientação e não te apoia quando você trabalha duro para alcançar seus objetivos, isso pode ser muito prejudicial a sua carreira.

Se seu gestor parece preocupado mais com os aspectos táticos de seu trabalho e a conclusão de um projeto - e menos com o fato de você estar aprimorando suas habilidades ou estar sendo desafiado pelo trabalho - ele provavelmente não se importa muito com o seu sucesso. 

2. Você não é compensado de maneira justa
Este é um dos sinais mais tangíveis, de acordo com Taylor. "Um empregador que não se preocupa com o quanto você pode oferecer não te compensará de forma apropriada ou justa. Mesmo que você peça uma avaliação de performance, ele te dirá que isso não é necessário e que você pode apenas fazer-lhe as perguntas que deseja. Isso significa que você deve começar a procurar emprego imediatamente, ou terá seu progresso profissional comprometido.

3. Você é passado para trás na hora de ganhar uma promoção
Você está fazendo um trabalho excelente - até mesmo superior aos de seus colegas - e ainda assim, outra pessoa, menos merecedora, ganha a promoção pela qual você estava há tanto tempo esperando.

4. Eles nunca pedem ideias a você
Se seu empregador não se importa com as suas ideias e as suas opiniões, ele provavelmente também não se importa com você.

5. Seus pedidos de ajuda são ignorados
Uma empresa que não se importa com o seu bem-estar vai ignorar seus pedidos por assistência e mellhores recursos, necessários para que você possa entregar melhores resultados, afirma Taylor. "Eles podem ainda tornar esse processo difícil e demorado ao fazer promessas falsas e adiar a tomada de decisões para resolver suas necessidades."

6. Seu chefe não confia em você
"Se seu chefe está mais preocupado em receber um atestado médico que justifica sua ausência no trabalho do que em perguntar como está sua saúde ou o que ele pode fazer por você, ele revela, obviamente, pouca ou nenhuma preocupação com você. Ele provavelmente enxerga você como uma commodity", explica Kerr.

7. Bons projetos nunca são atribuídos a você
"Você pode, de repente, perder um projeto que estava tocando, ou pode ainda parar de receber projetos relacionados diretamente a sua especialidade", afirma Taylor. Esses sinais também não são nada bons.

8. Seu chefe intimida você
"Quando seu gestor usa táticas de intimidação ou te dá ultimatos, você pode estar com problemas", conta Kerr. A adoção de qualquer comportamento ameaçador ou intimidatório que não leva em conta suas emoções e reações pode sinalizar que seu gestor não se preocupa com você como pessoa".

9. Você raramente obtém informações sobre os resultados dos projetos dos quais faz parte
"Não ser informado sobre os resultados de um projeto do qual você fez parte é um sinal vermelho. "Você pode até ter a sorte de ficar sabendo dessas informações no corredor, mas com certeza, vai se sentir como se não fizesse parte do grupo", indica Taylor.

10. Você não é incluído na tomada de decisões
É um sinal especialmente ruim quando seu chefe toma decisões sobre sua carreira ou sua rotina de trabalho sem te consultar.

11. Você fica sabendo de novidades importantes da empresa depois de todo mundo
"Se você sente que é a última pessoa a ficar sabendo dos assuntos mais importantes da empresa, pode naturalmente sentir que você não conta. "Você pode ouvir as novidades por acaso ou por outras pessoas", afirma Taylor. "Isso pode acabar com a sua moral, especialmente quando a novidade está diretamente relacionada aos seus projetos".

12. Seu chefe realmente não está interessado na sua vida pessoal
"Alguns gestores tentam manter os relacionamentos criados no ambiente de trabalho o mais profissionais possível e evitam perguntar sobre a vida pessoal dos funcionários - mas se você nota que seu chefe pergunta aos seus colegas sobre os finais de semana e os filhos deles, essa atitude também sinaliza que ele não se importa com você", indica Kerr.

13. Seu chefe só fala com você quando você faz besteira
Aqui vai outro mau sinal: Você nunca ouve elogios do seu chefe quando faz seu trabalho corretamente - o que acontece 99% do tempo. Mas se você comete um erro mínimo, recebe um e-mail ou é convocado para ir conversar com ele em sua sala.

14. Ninguém quer aceitar a sua juda
"Quando você perceber esse tipo de sinal, sua reação imediata pode ser a de contribuir mais e fazer seu trabalho de maneira ainda melhor - mas até mesmo esse comportamento pode ser recebido com resistência", diz Taylor. "Seu chefe está te rodeando sem motivo aparente. Infelizmente, quando não há explicação, a causa pode estar relacionada à postura adotada por gestores que são estrelas em ascenção e que que querem ver seus próprios colegas de grupo serem promovidos. Sem a ajuda do gestor é difícil nadar contra a corrente. 

15. Seu chefe nega seus pedidos por horários mais flexíveis
"Se seu gestor demonstra de forma consistente falta de preocupação em relação a como as horas extras que você faz afetam sua vida familiar, ou nega pedidos de mudança de horário para que você possa resolver um problema de família importante, pode ser um sinal de que ele não se importa com o seu bem-estar pessoal ", adverte Kerr.

16. É difícil saber onde você está
"É possível que em determinadas empresas você definhe em um estado de desconhecido", adverte Taylor. "Os empregadores podem tanto ser complacentes, esperando que você demonstre sua lealdade a longo prazo, ou podem fica em cima do muro quanto a saber se devem mantê-lo na equipe. As circunstâncias podem estar relacionadas à redução de custos, política, tendências de mercado, ou outros fatores.
Ainda assim, pesquisas mostram que os funcionários preferem saber que são reconhecidos por sua performance abaixo da média a permanecer no ostracismo.

17. Seu gestor demanda trabalho durante os finais de semana ou durante a folga
Seu chefe não respeita finais de semana, férias ou feriados? Ao pedir que você trabalhe em um projeto ou o conclua sem levar em consideração como isso pode afetar sua vida pessoal é claramente um sinal de que seu gestor não se importa com você", diz Kerr.

18. Ele diz descaradamente que não se importa com você
"Ainda há gestores da velha escola que lembram constantamente seus funcionários de que eles podem ser facilmente substituídos por outras pessoas que matariam para pegar seus empregos", diz Kerr. "Qualquer comentário dessa natureza, que indica que você é apenas uma commodity, reflete uma genuína falta de interesse em seu bem estar.

19. Seu gestor não batalha por você
Quando você diz ao seu chefe que recebeu uma proposta de emprego de outra empresa, ou que está explorando outras oportundiades, e eles não lutam por você é o sinal final de que seu chefe realmente não se importa com você.

Os chefes mais chatos da ficção



    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários