A produção de veículos automotores caiu 29,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgado nesta quinta-feira (4) na capital paulista. Em janeiro de 2016, foram produzidas 145,1 mil unidades, enquanto no mesmo período de 2015 o total ficou em 205,3 mil. Em relação ao mês de dezembro, quando a produção foi de 142,8 mil unidades, houve elevação de 1,6%.
Foto: Divulgação/Fiat
Na comparação com janeiro do ano passado, setor automotivo tem 10,2% funcionários a menos
O licenciamento registrou retração de 38,8%, com a venda de 155,3 mil unidades em janeiro deste ano. Em igual mês do ano passado, foram comercializadas 253,8 mil. Na comparação com o mês de dezembro, quando foram vendidos 227,8 mil veículos, houve queda de 31,8%. “O desempenho foi bastante negativo, mas nada que nos surpreendesse, porque já havíamos alertado que teríamos quedas relativas mais altas do que a previsão de fechamento do ano”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Moan.
Setor emprega menos
Segundo os dados da Anfavea, em janeiro estavam empregadas 129,3 mil pessoas na indústria automobilística, 0,3% a menos do que em dezembro. Na comparação com janeiro do ano passado, são 10,2% funcionários a menos.
“Encerramos janeiro com 41,9 mil funcionários em lay-off [suspensão do contrato de trabalho], inseridos no Programa de Proteção ao Emprego (PPE) e em férias coletivas. Já foi noticiado amplamente que, além desses números, várias empresas estão concedendo férias coletivas, licença remunerada, estendendo a não produção na semana do carnaval. Tudo para tentar buscar a máxima proteção ao nível de emprego”, afirmou Moan.
Os estoques passaram de 271 mil unidades, em dezembro, para 254 mil, em janeiro. “[O estoque] ainda está bastante alto e com isso o nível de produção deve continuar sendo ajustado nos próximos meses. Vivemos um impacto na capacidade ociosa de produção, que está muito alta, por isso o nível de emprego está praticamente estável.”
Os carros mais vendidos de janeiro - 2016
1º - Chevrolet Onix. Foto: Divulgação
2º - Hyundai HB20. Foto: Divulgação
3º - Ford Ka. Foto: Divulgação
4º - Fiat Palio. Foto: Divulgação
5º - Toyota Corolla. Foto: Divulgação
6º lugar - Honda HR-V. Foto: Honda/Divulgação
7º - Volkswagen Fox/Cross Fox. Foto: Volkswagen/Divulgação
8º lugar: Chevrolet Prisma. Foto: Divulgação
9º - Jeep Renegade . Foto: Jeep/Divulgação
10º - Volkswagen Gol. Foto: Marcos Camargo/Nissan/Divulgação
11º - Hyundai Hb20S . Foto: Reprodução
12º - Renault Sandero. Foto: Carros
13º - Fiat Uno. Foto: Fiat/Divulgação
14º - Volkswagen Up. Foto: Divulgação
15º - Fiat Siena. Foto: Divulgação
16º lugar: Toyota Etios HB . Foto: Divulgação
17º - Volkswagen Voyage. Foto: Divulgação
18º - Honda Fit. Foto: Honda/Divulgação
19º - Ford EcoSport. Foto: Ford/Divulgação
20º lugar - Renault Clio. Foto: Reprodução