Tamanho do texto

Desconto de 3% é válido para o motorista que optar pelo pagamento integral do tributo; veja as formas de pagamento

Divulgada a tabela de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2016, os motoristas devem ficar atentos. No momento, especialmente quem tem veículos com final de placa 1. Isso porque, em São Paulo, vence na próxima segunda-feira (11) o prazo para o pagamento integral do tributo com desconto de 3%.

Pagamento à vista dá desconto de 3% no tributo
Divulgação
Pagamento à vista dá desconto de 3% no tributo

Já para os proprietários que preferirem parcelar o tributo em três vezes – não optando pelo desconto – o prazo final para o pagamento da primeira parcela é na mesma data. As duas outras parcelas vencem nos dias 11 de fevereiro e março, respectivamente. 

IPVA para caminhões e outros tipos de veículo têm datas diferenciadas
Divulgação
IPVA para caminhões e outros tipos de veículo têm datas diferenciadas


Formas de pagamento

O imposto pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março. Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento.

Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.

Aviso de vencimento

O aviso de vencimento é um simples lembrete, não é boleto nem guia de recolhimento. Mesmo que o proprietário ainda não tenha recebido o aviso de 2016, o imposto deverá ser recolhido observadas as datas de vencimento, de acordo com o dígito final da placa do veiculo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.