Tamanho do texto

Totalizando a percepção quanto aos propósitos econômicos, 66% estão preocupados, 11% pessimistas e 6% resignados

Para 2016, a principal expectativa dos brasileiros está em metas financeiras. De acordo com estudo divulgado nesta terça-feira (29) pela TNS Brasil, houve queda do otimismo em relação ao futuro, que reduziu 19 pontos percentuais este ano, saindo de 37% em 2014 para 18%. O brasileiro também está alerta em relação aos seus propósitos econômicos: 66% estão preocupados, 11% pessimistas, 6% resignados e apenas 18% estão otimistas.

69% pretendem fazer uma pesquisa pré-compra nos sites das lojas e em redes sociais
iStock
69% pretendem fazer uma pesquisa pré-compra nos sites das lojas e em redes sociais

Ainda de acordo com o estudo, 73% dos entrevistados pretendem aumentar a renda, 63% querem guardar dinheiro, 46% tem em mente comprar/ trocar a casa e ainda 41% desejam comprar/trocar o carro. 

Os dados apontam que os entrevistados estão conscientes quanto a necessidade de reduzir seus gastos, inclusive em decorrência das festas de fim de ano. A maioria estará à procura de promoções e descontos, sendo que 69% pretendem fazer uma pesquisa pré-compra no site das marcas. Outros meios utilizados para pesquisa são anúncios de loja e redes sociais.

O estudo ainda aponta que os itens que sofrerão redução de gastos serão doações (41%), bebidas alcoólicas (40%) e viagens (39%). No quesito bebidas, a cachaça e a cerveja são as únicas citadas com previsão de aumento no consumo na época, se comparadas a 2014.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.