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Foco em conteúdo e tecnologia, valorização das redes sociais e oferecimento de cupons de desconto estão entre as estratégias que ajudam a atrair os consumidores no e-commerce

Abrir uma loja online está cada vez mais fácil e barato, com opções de plataformas por preços baixos – e até gratuitas. Além do custo, a possibilidade de vender para todo o Brasil e atrair um número ilimitado de consumidores é outro fator que chama a atenção dos empreendedores para a internet.

Apesar de ser uma grande vitrine, atrair usuários para que estes tornem-se clientes, aumentando as vendas, é uma tarefa que exige cuidado e planejamento. 

VEJA NA GALERIA: Dicas para aumentar as vendas na internet 

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Cristiano Chaussard, presidente da Associação do Comércio Eletrônico de Santa Catarina (ABComm/SC) e diretor da Flexy Negócios Digitais, afirma que é necessário observar alguns pontos importantes na estruturação do e-commerce para que o negócio seja rentável.

“É fundamental pensar em três camadas. A primeira é a de negócios, fazendo um planejamento eficiente, conhecendo o seu público e oferecendo um preço de acordo com as expectativas. A segunda é a de tecnologia, a parte de software, hardware e servidores, fazendo com que a loja esteja disponível na tela dos usuários de forma estruturada, sem esquecer de pensar na logística. E por fim, a camada de comunicação, informando o consumidor adequadamente sobre a sua existência, as vantagens do seus produtos e a solidez da sua marca”, recomenda Chaussard.  

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Com a casa organizada, o empreendedor pode então pensar em potencializar as vendas.  

“É evidente que para se tornar conhecido, mesmo na internet, é preciso investir. Porém, o custo de aquisição de clientes, investindo em propaganda para mostrar sua existência, ainda é muito caro. Há outra forma mais barata, que é fazer marketing de conteúdo. Demora mais para dar resultado, mas quando dá, é mais consistente, e constante”, afirma o especialista.  

Atrair usuários para comprar online exige é uma tarefa que exige cuidado e planejamento
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Atrair usuários para comprar online exige é uma tarefa que exige cuidado e planejamento

Mesmo após conquistar um comprador, o esforço está longe de terminar. De acordo com Gabriel Lima, sócio-diretor da eNext, consultoria de marketing e soluções para e-commerce, fazer com que um consumidor retorne à sua loja é fundamental. Para isso, o empreendedor deve fazer um trabalho adequado de “business intelligence”, coletando informações relevantes sobre o seu negócio. 

“Preciso identificar se o consumidor que eu trouxe em um determinado momento voltará a comprar comigo. Assim, poderei pensar em estratégias para que ele retorne. Se uma pessoa não realiza uma nova compra em uma loja em seis meses, dificilmente voltará. É necessário fazer um esforço grande nesse período, entendendo esse possível cliente e oferecendo ofertas ou descontos que o interessem”.

Para conquistar um comprador ocasional e buscar novos clientes, potencializando as vendas, há uma série de ferramentas e estratégias disponíveis na internet. O empreendedor pode trabalhar com cupons de desconto, fazer ofertas cruzadas e até utilizar sistemas que fazem promoções automáticas e listas com preços diferentes de acordo com o CEP do comprador. Confira essas e outras dicas na galeria:

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