Tamanho do texto

Vale Postal Eletrônico permite envio de dinheiro, por exemplo; cigarros, plantas vivas e armas estão entre as restrições

Em qualquer caso de não-conformidade com a legislação vigente, os Correios podem cancelar a entrega, informando o motivo ao remetente
iStock
Em qualquer caso de não-conformidade com a legislação vigente, os Correios podem cancelar a entrega, informando o motivo ao remetente

Você com certeza já enviou uma carta ou telegrama pelos Correios ao menos uma vez na vida. Mas a postagem de muitos outros itens também é permitida: desde objetos, roupas e alimentos até cosméticos e medicamentos.

No entanto, para evitar dores de cabeça, é necessário saber quais são as proibições e restrições (confira as principais na galeria de fotos abaixo), além de ficar atento para o correto endereçamento das cartas, telegramas e encomendas.

“Em qualquer caso de não-conformidade com a legislação vigente, os Correios podem cancelar a entrega, informando o motivo ao remetente. Para que a encomenda seja entregue conforme esperado, é essencial que as informações contidas no rótulo de endereçamento estejam corretas (nome, endereço completo, localidade e CEP), com destaque para o Código de Endereçamento Postal, o CEP, principal orientador do correto fluxo do objeto. Qualquer inconsistência dessas informações pode dificultar a entrega”, alerta a empresa.

>> Veja as principais proibições e restrições dos Correios:



Saber qual serviço melhor atende sua necessidade também é importante. As dúvidas mais frequentes estão relacionadas às encomendas, já que há diferentes opções. Para enviar um objeto com destino nacional, é possível utilizar os seguintes serviços:

- SEDEX Hoje: optando por esse serviço, a entrega é garantida para o mesmo dia em que a postagem foi efetuada

- SEDEX 10: entrega garantida até às 10hs da manhã do dia útil seguinte ao da postagem

- SEDEX 12: entrega garantida até às 12hs da manhã do dia útil seguinte ao da postagem

- SEDEX: serviço de entrega em todo o território nacional. O prazo de entrega pode ser calculado no site dos Correios

- PAC: é o mais econômico entre as opções de envio de encomendas

Os limites de peso e dimensões para os objetos variam de acordo com o serviço escolhido. As especificações estão disponíveis em tabelas no site oficial dos Correios ( clique aqui para acessá-las ). 

Há ainda como postar documentos e encomendas com destinos internacionais, com opções que apresentam variação na velocidade da entrega e, portanto, no preço.

O envio de moeda corrente por meio de envelope - em qualquer quantia - não é permitido, mas há outra forma simples de postar dinheiro. O serviço, realizado por mais de seis mil agências dos Correios no País, é o Vale Postal Eletrônico e permite até R$ 1.000. Basta depositar as cédulas em um envelope, informar o nome completo do destinatário, CPF e RG, além da agência na qual será efetuada a retirada. A transferência é realizada por meio eletrônico.

Leia também:
Mitos e verdades sobre comprar na internet
O que fazer quando a encomenda feita pela internet vem errada?

Outros serviços

Além das tradicionais cartas, é possível enviar mensagens de outras formas. Os Correios possuem cartões postais com modelos já prontos, e ainda há a opção de personalização: você fornece a imagem que irá ilustrar o cartão e os Correios preparam a arte final e providenciam a impressão.

Para quem não possui aparelho de fax, existe o serviço de Fax Post, com opções de transmissão e recebimento de textos e documentos em unidade dos Correios ou diretamente no aparelho do destinatário.

Os deficientes visuais podem utilizar o Cecograma. O serviço postal é destinado àqueles que utilizam o Braille para a sua comunicação escrita. São permitidas também placas gravadas em relevo (clichês) e registros sonoros expedidos por instituições oficialmente reconhecidas ou endereçadas a elas.

Veja ainda:
15 brinquedos eróticos inusitados vendidos no e-commerce
Fuja da crise: comprar depois do dia 17 pode sair mais barato

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.