Tamanho do texto

Fitch Ratings deu nota BBB- à administração municipal, o que reduz o custo de captação de empréstimos e atrai investidores

Agência Brasil

A Prefeitura de São Paulo obteve o reconhecimento do grau de investimento concedido pela agência Fitch Ratings. A administração municipal recebeu a nota de crédito AA+, em escala nacional, e BBB-, em escala global.

Prefeitura de São Paulo: administração municipal conquistou grau de investimento da Fitch
Wikimedia/Creative Commons
Prefeitura de São Paulo: administração municipal conquistou grau de investimento da Fitch

Com a nota, obtida na quarta-feira (11), a solidez financeira da cidade passa a ter reconhecimento internacional, o que possibilita a prefeitura integrar o grupo de administrações de baixo risco de crédito. Isso torna a cidade mais atrativa para os investidores interessados em participar de projetos em parceria com o município, como parcerias público privada (PPPs) e de concessões.

Segundo a prefeitura, a atribuição do grau de investimento ocorre após a administração alcançar sucesso na renegociação da dívida com a União. “A dívida consolidada encontra-se confortavelmente abaixo dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, assim como as suas principais despesas de natureza obrigatória, tais como as despesas de pessoal”, assinala a Fitch, em nota.

No relatório, a agência reconhece a força da economia paulistana como um diferencial da cidade de São Paulo e aposta na autonomia fiscal do município como um dos seus fatores positivos. Estes fatores foram considerados determinantes para a fixação da nota, em escala global, idêntica à da União Federal, considerada pela agência, por questões metodológicas, como o teto para os ratings subnacionais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.