Tamanho do texto

Desconto concedido na renegociação das dívidas depende de tempo da dívida, atraso e do perfil da dívida e do consumidor

O Feirão Limpa-Nome da Serasa, que oferece descontos de até 95% na renegociação de dívidas, teve início na última terça-feira (3) no Rio de Janeiro e bateu recordes de público, com 2.600 pessoas atendidas. O evento, programado para acontecer em São Paulo no final do mês, também está disponível na versão online, para todo o Brasil, até o dia 14 de novembro. 

Feirão Limpa-Nome da Serasa acontece no Rio de 3 a 7 de novembro e chega à capital paulista em  24 de novembro, onde fica até 28 de novembro; 2600 pessoas renegociaram suas dívidas
Divulgação/ Serasa
Feirão Limpa-Nome da Serasa acontece no Rio de 3 a 7 de novembro e chega à capital paulista em 24 de novembro, onde fica até 28 de novembro; 2600 pessoas renegociaram suas dívidas

Com 40% da população adulta inadimplente, segundo a Serasa, o evento oferece oportunidade para a renegociação das dívidas. O grande atrativo são as condições especiais que as empresas oferecem para os consumidores. Muitos vão em busca dos altos descontos, que podem chegar até 95%.

Os inadimplentes com dívidas maiores e que estão em situações mais complicadas com as empresas podem ter mais facilidade para conseguir descontos altos na renegociação, já que é de interesse da empresa que a dívida seja resolvida logo. De acordo com a Serasa, os altos descontos não são situações raras e aparecem até com certa frequência no feirão. 

Débora Cipolli, gerente de cobranças da Recovery, empresa especializada em gestão e administração de créditos, conversou com o iG sobre os critérios levados em consideração na hora de oferecer um desconto alto. Muitas variáveis influenciam na negociação. São levados em conta o tempo da dívida, o tempo de atraso, o perfil da dívida e o perfil da pessoa. Se o consumidor optar por pagar o valor à vista, maiores são as chances de se obter um desconto mais alto. “Queremos chegar a uma negociação que caiba no bolso do cliente, é importante entender qual a renda dele, qual a possibilidade dele pagar”, conta Débora. Um mesmo consumidor que tem dívidas com diferentes empresas pode conseguir descontos diferentes entre as duas.

As renegociações realizadas no evento de fato "limpam o nome" do consumidor inadimplente? De acordo com a Serasa, sim. No acordo entre o credor e o consumidor inadimplente estão determinadas as condições de pagamento. Após feita a quitação da primeira parcela, a empresa que recebeu o dinheiro tem um prazo de até cinco dias para notificar a Serasa, que irá retirar o nome do consumidor da lista de inadimplência. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.