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Passageiros têm uma série de garantias quando a companhia aérea deixa de cumprir o serviço contratado

Entre os maiores pesadelos dos viajantes, sem dúvida, estão os atrasos e cancelamentos de voo. Ficar no aeroporto mais do que o planejado não está nos planos de ninguém, e isso pode comprometer todo o restante de um itinerário previsto. Por conta disso, o consumidor tem uma série de direitos que devem ser exigidos nesses casos.

Companhias aéreas devem garantir direitos progressivos de acordo com o tempo de espera
LEO FONTES / O TEMPO - 10/05/09
Companhias aéreas devem garantir direitos progressivos de acordo com o tempo de espera

As medidas que têm como objetivo minimizar o desconforto do passageiro são hierarquizadas de acordo com o tamanho da espera: quanto mais tempo no terminal esperando uma solução, mais soluções ao cliente devem ser oferecidas pelas companhias aéreas.

A partir de 1 hora: comunicação (como internet e telefonemas).

A partir de 2 horas: alimentação (como voucher, lanche e bebidas).

A partir de quatro horas: acomodação ou hospedagem  e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto. 

Neste caso – incluindo se a empresa estime que o voo atrasará esse tempo – ou mesmo se houver cancelamento de voo, a empresa aérea deverá fornecer ao passageiro ainda opções de reacomodação ou reembolso.

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