Tamanho do texto

Em relação ao ano passado, acumulado é mais de três pontos percentuais acima dos 4,61% entre janeiro e setembro de 2014

A inflação oficial de setembro - medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA - foi de 0,54%. No ano, o acumulado chega a 7,64%, conforme anunciou nesta quarta (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o mais elevado IPCA acumulado no período de janeiro a setembro, desde 2003, quando atingiu 8,05%.

Preço do botijão de gás subiu quase 13% e liderou o ranking das principais altas
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Preço do botijão de gás subiu quase 13% e liderou o ranking das principais altas

O índice de setembro foi 0,32 ponto percentual acima da taxa de 0,22% registrada no mês de agosto. Em relação ao ano passado, o acumulado de janeiro a setembro é mais de três pontos porcentuais acima dos 4,61% de igual período de 2014. 

Importante na despesa das famílias, o botijão de gás subiu quase 13% e liderou o ranking das principais altas. Com o aumento do gás, os gastos com habitação foram os que mais subiram no período.

O IPCA, calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e Brasília.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.