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Portabilidade extraordinária está disponível a partir desta quinta-feira; beneficiário tem 30 dias para fazer migração

Unimed Paulistana: operadora foi obrigada a se desfazer de sua carteira de beneficiários
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Unimed Paulistana: operadora foi obrigada a se desfazer de sua carteira de beneficiários

Os clientes da Unimed Paulistana com planos individuais ou coletivos com menos de 30 beneficiários têm 30 dias a partir desta quinta-feira (1º) para migrar para outras operadoras do sistema.

Quem mora na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) - exceto em Guarulhos, Mauá, Vargem Grande Paulista,Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul - pode escolher entre a Unimed Fesp, a Seguros Unimed e a Central Nacional Unimed. Moradores de outras cidades devem buscar a Unimed local.

Todos os beneficiários devem receber em até 20 dias uma carta com orientações, mas não é preciso aguardar. Veja o passo a passo

1. Entre em contato com a operadora para a qual deseja migrar ou vá a um dos postos de atendimento
Central Nacional Unimed  0800 94 25 888; www.centralnacionalunimed.com.br ; rua Peixoto Gomide, 282, Cerqueira César. São Paulo. Estação de metrô mais próxima é a Trianon/Masp.

Unimed Seguros: 0800 020 78 55; www.segurosunimed.com.br ; alameda Santos, 787, Cerqueira César, São Paulo. Estação de metrô mais próxima é a Brigadeiro.

Unimed Fesp: 0800 702 0400; www.unimedfesp.coop.br ; rua José Getúlio, 78, Aclimação, São Paulo. Estação de metrô mais próxima é a Vergueiro.

Unimed do Brasil: (11) 3265-4000; www.unimed.coop.br

2. Escolha o plano

Na Região Metropolitana de São Paulo - exceto de Guarulhos, Guarulhos, Mauá, ABC, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Vargem Grande Paulista - , as operadoras têm de oferecer ao menos as quatro opções abaixo. Para os demais, não há uma lista mínima, mas os preços devem ser "justos", segundo o Procon-SP.


3. Assine o contrato e faça o pagamento do primeiro boleto.

A partir daí, o cliente já pode utilizar o novo plano.

Documentos necessários

Ao entrar em contato com a operadora, confira a lista de documentos que ela irá exigir - a Unimed Fesp, por exemplo. No mínimo, será necessário apresentar: CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de pagamento dos 4 últimos boletos, cartão da Unimed Paulistana (do titular e dependente, se houver) e cópia do cartão.

O beneficiário que tiver dificuldades ou dúvidas deve entrar em contato com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pelo 0800 7019656 ou pelo site www.ans.gov.br .

Entenda o caso

Com dificuldades financeiras desde 2009, a Unimed Paulistana foi obrigada no início do mês a se desfazer de sua carteira de clientes, vendendo-a a outra operadora. Caso isso tivesse acontecido, os beneficiários continuariam a pagar as mesmas mensalidades  e teriam a mesma rede de cobertura.

O prazo para a comercialização acabava na sexta-feira (2). Dois dias antes, entretanto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou um acordo pelo qual o sistema Unimed absorveria todos os clientes de planos individuais/familiares e de coletivos com menos de 30 vidas - os demais já teriam sido transferidos para outras operadoras, segundo o Procon de São Paulo.

O acordo - que teve participação de Ministério Público de São Paulo, Procon de São Paulo, Ministério Público Federal, ANS e Unimeds - permite que os clientes mudem para outras operadoras do sistema Unimed.

Condições e preços mudam, carências não

A mudança de operadora poderá significar mudança de preços e de condições de cobertura para os clientes. Além de valores mais altos, as operadoras novas têm possibilidade de fazer reajustes de até 20% após 12 anos, caso a ANS autorize.

As carências - prazos mínimos para atendimento - cumpridas na Unimed Paulistana continuam a valer. Carências não cumpridas integralmente podem ser completadas na nova operadora, que pode exigir carências novas para coberturas adicionais a que o cliente não tinha direito na Paulistana.

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