Tamanho do texto

Produtos do Laboratório Belém Jardim estão com distribuição, divulgação e comercialização suspensas; veja a lista completa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, a divulgação, a comercialização e o uso de todos os lotes de 15 medicamentos fitoterápicos do Laboratório Belém Jardim Indústria e Comércio Ltda. A Anvisa determinou que a empresa, sediada no interior de Minas Gerais, recolha o estoque existente nas farmácias.

Ainda de acordo com a agência, a medida foi adotada depois que a fiscalização sanitária comprovou que o uso dos produtos é um risco para a saúde da população. Relatório de fiscalização afirma que o laboratório não segue as normas de segurança do consumidor.

Produtos suspensos continuam sendo exibidos no site do laboratório nesta quinta-feira (13)
Reprodução
Produtos suspensos continuam sendo exibidos no site do laboratório nesta quinta-feira (13)

Os produtos interditados são o Dissol, Figabom, Reumatel, João da Costa, Depuratone; a Apiflora, Agoniada, o Cabiflex, Calmi; a Castanha da Índia, a Japadi, Piolência, Sexotone, Verton e o Vinho de Jatobeba.

Na data em que a decisão da Anvisa foi publicada, a reportagem do iG entrou em contato com a empresa, que não quis se pronunciar. Na ocasião, por telefone, um representante disse apenas que o laboratório irá se posicionar judicialmente diante da suspensão imposta pela Anvisa.

Na quarta-feira (19), a assessoria de imprensa do laboratório procurou o iG e informou que as atividades industriais da Belém Jardim Fitoterápicos não sofrerem interrupção e os medicamentos de sua fabricação estão sendo comercializados normalmente, "com base em decisão judicial de 13 de agosto de 2015, segundo decisão da 6ª Vara da Fazenda Estadual e Autarquias de Belo Horizonte."

"Um dos maiores fabricantes de produtos fitoterápicos do país, o Belém Jardim Fitoterápicos realizou diversos investimentos para sua completa adequação às Boas Práticas de Fabricação exigidas pela Anvisa." 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.