Tamanho do texto

Espera-se que nas próximas horas o projeto de lei possa ser apresentado no parlamento, com o objetivo de submetê-lo à votação na quinta-feira (13)

O Governo grego e seus credores alcançaram na madrugada desta terça-feira (11) um acordo para o terceiro programa de resgate e demais objetivos orçamentários de Atenas até 2018, confirmou o ministro das Finanças, Euclides Tsakalotos. No entanto ele reconheceu que ainda restam alguns detalhes a fechar. "Acho que estamos muito perto. Dois ou três detalhes muito pequenos permanecem", disse ele 

Após 18 horas de negociação, as partes conseguiram resolver as últimas diferenças e espera-se que nas próximas horas o projeto de lei possa ser apresentado no parlamento, com o objetivo de submetê-lo à votação na quinta-feira (13).

O compromisso sobre os objetivos financeiros é um primeiro passo em direção a um acordo para o plano de socorro à Grécia de 82 bilhões de euros, negociado entre Atenas e seus credores (UE, BCE, FMI e Mecanismo Europeu de Estabilidade) há duas semanas.

As negociações entre Atenas e seus credores sobre um terceiro resgate à Grécia foram retomadas na segunda-feira, depois de reuniões que duraram todo o final de semana.

Um acordo é necessário manter o país na zona do euro e evitar a falência. O país precisa de um acordo em 20 de agosto, quando o país tem um reembolso da dívida de um pouco mais de € 3 bilhões para fazer ao Banco Central Europeu.


*Com agências

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.