Tamanho do texto

Com anúncio do fim da operação no Brasil, ministro quer discutir o emprego das 22 mil pessoas ligadas ao banco

Preocupado com o crescimento do desemprego no País, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, disse nesta quinta-feira (25) que está marcando para o início de julho uma reunião com a diretoria do banco HSBC. A intenção é negociar o rumo dos cerca de 22 mil funcionários ligados ao banco após o encerramento de sua operação no Brasil, programada para o fim do ano.

Só no Paraná, banco gera 11 mil empregos
AFP
Só no Paraná, banco gera 11 mil empregos

Em encontro com a bancada de deputados federais do Paraná, Estado que abriga metade dos funcionários ligados ao banco, Dias ressaltou que já entrou em contato com o presidente do banco, André Guilherme Brandão, para que possam promover uma discussão plural. 

"Marcamos para o início de julho uma reunião com a instituição financeira, deputados e centrais sindicais para estruturar medidas necessárias que garantam a manutenção dos empregos nessa possível transição”, explicou.

Leia mais: Desemprego sobe para 6,7% e registra maior alta para o mês de maio desde 2010

Um dos presentes, o deputado João Arruda (PMDB/PR) disse ao iG que não há nada de concreto no que diz respeito ao teor da reunião. No entanto, o parlamentar enfatizou que a preocupação "sensibilizar as partes" para a questão das vagas que podem se perder em uma negociação de venda do banco.

"É uma negociação difícil, até porque se trata de uma instituição privada, tornando mais complicado exigir cláusulas. Mas vamos buscar o bom senso, tentar demonstrar ao banco a importância dessas vagas", explicou o peemedebista, acrescentando que deseja participar do encontro que ainda não tem data certa. "Deve ficar para a semana do dia 6 de julho", completou.

A reunião deve reunir além de governo e banco, centrais sindicais representativas dos bancários. A reportagem do iG tentou contato com o HSBC, mas não teve retorno.

Veja também:

O futuro dos bancos


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.