Tamanho do texto

Estudo da Iata quer descobrir o tamanho ideal das bagagens

 As medidas permitidas para bagagens de mão em aviões poderão ser diminuídas em breve. O motivo é um estudo conduzido pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), em colaboração com companhias aéreas e fabricantes do setor.

Segundo a pesquisa, o tamanho "ideal" de uma bagagem é de 55 centímetros de altura, 35 de comprimento e 20 de largura. Esses números permitem que todos os passageiros de um voo com 120 lugares possam colocar as suas coisas nos compartimentos sem problemas.

Leia mais:  De órfão a milionário: a história do beduíno que virou 'Empreendedor do ano'

Bradesco lidera ranking de reclamações no Banco Central em maio

No entanto, eles reduzem em quase 40% o volume que as bagagens de cabine poderão ter, já que as medidas padrão utilizadas pela grande maioria das companhias aéreas são de 56 cm x 45 cm x 25 cm.

Segundo o vice-presidente sênior para aeroportos, passageiros, cargas e segurança da Iata, Tom Windmuller, "um acordo generalizado sobre as dimensões da bagagem 'standard' [padrão] e perfeita para levar a bordo pode facilitar as coisas e eliminar as frustrações dos passageiros".

As novas medidas não serão obrigatórias, mas diversas empresas, assim como fabricantes de malas, já estão se adequando ao tamanho.

Passageiros podem agilizar embarque em aeroportos:



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.