Tamanho do texto

O índice, que serve de referência para a indústria, recuou nos últimos quatro dias, após um repique de 4% na segunda-feira

Reuters

O preço do minério de ferro para entrega imediata na China registrou nova mínima de cinco anos nesta sexta-feira (19), em meio a um excedente de oferta e uma fraca demanda por aço no país.

O minério com 62% de teor de ferro caiu 1,6%, para US$ 81,70 por tonelada, menor cotação desde 21 de setembro de 2009, segundo dados do Steel Index.

O índice, que serve de referência para a indústria, recuou nos últimos quatro dias, após um repique de 4% na segunda-feira (15). A alta foi impulsionada por ganhos, no último final de semana, nos preços à vista do aço, que desde então têm recuado.

"A recomposição de estoques pelas siderúrgicas chinesas ficou confinada a pequenos lotes nesta semana e as recentes medidas de estímulo econômico não melhoraram ainda o sentimento do mercado de forma marcante", disseram analistas do Australia and New Zealand Banking Group em uma nota.

O banco central chinês ofereceu esta semana empréstimos de 500 bilhões de iuanes (US$ 81,5 bilhões) para grandes bancos, em uma tentativa de impulsionar a economia em desaceleração.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.