Tamanho do texto

Mercado de crédito se expandiu, nesse período, de pouco mais de um quarto para os atuais 56% do PIB

Alexandre Tombini, presidente do BC
Reuters
Alexandre Tombini, presidente do BC

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (11) que “o Brasil passou por importantes transformações econômicas e sociais” e que isso contribuiu para a expansão do mercado de crédito no país. Entre as mudanças, Tombini citou a consolidação da estabilidade macroeconômica, ampliação do emprego e renda e redução das desigualdades sociais.

Leia mais:  Você sabe quais Estados pagam os maiores salários do Brasil?

“Tudo isso contribuiu para o aprofundamento do mercado de crédito, que se expandiu, nesse período, de pouco mais de um quarto para os atuais 56% do PIB [Produto Interno Bruto, soma das riquezas do país], com reflexos positivos para a economia”, destacou Tombini, ao participar de evento comemorativo dos 15 anos do Sistema de Informações de Crédito (SCR) do BC. Trata-se de um banco de dados com registro de todas as operações de crédito, avais e fianças a pessoas físicas e jurídicas realizadas no país.

Tombini também anunciou medidas que, segundo ele, reduzirão os custos e a burocracia no uso das ferramentas de monitoramento e consulta da instituição. Uma delas é o fim da obrigatoriedade de elaboração do relatório Estatísticas Econômico-Financeiras, o que, segundo o BC, dispensará o envio de 3,7 mil documentos ao ano.

Outra mudança é a inclusão de mais dados na ferramenta de consulta sobre o sistema financeiro, disponível no site da instituição.

Segundo nota do Banco Central, “antes desse aprimoramento, menos informações eram divulgadas a partir de dados obtidos do documento Informações Financeiras Trimestrais, cuja extinção eliminou a remessa de mais de 25 mil documentos por ano”. O BC deve disponibilizar ainda, na internet, informações sobre distribuição do crédito por sub-região, modalidade e classificação de risco. Haverá, por fim, aprimoramento da ferramenta de busca de normas no siteda instituição, com disponibilização de busca por temas relevantes.