Tamanho do texto

Mercado de crédito se expandiu, nesse período, de pouco mais de um quarto para os atuais 56% do PIB

Alexandre Tombini, presidente do BC
Reuters
Alexandre Tombini, presidente do BC

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (11) que “o Brasil passou por importantes transformações econômicas e sociais” e que isso contribuiu para a expansão do mercado de crédito no país. Entre as mudanças, Tombini citou a consolidação da estabilidade macroeconômica, ampliação do emprego e renda e redução das desigualdades sociais.

Leia mais:  Você sabe quais Estados pagam os maiores salários do Brasil?

“Tudo isso contribuiu para o aprofundamento do mercado de crédito, que se expandiu, nesse período, de pouco mais de um quarto para os atuais 56% do PIB [Produto Interno Bruto, soma das riquezas do país], com reflexos positivos para a economia”, destacou Tombini, ao participar de evento comemorativo dos 15 anos do Sistema de Informações de Crédito (SCR) do BC. Trata-se de um banco de dados com registro de todas as operações de crédito, avais e fianças a pessoas físicas e jurídicas realizadas no país.

Tombini também anunciou medidas que, segundo ele, reduzirão os custos e a burocracia no uso das ferramentas de monitoramento e consulta da instituição. Uma delas é o fim da obrigatoriedade de elaboração do relatório Estatísticas Econômico-Financeiras, o que, segundo o BC, dispensará o envio de 3,7 mil documentos ao ano.

Outra mudança é a inclusão de mais dados na ferramenta de consulta sobre o sistema financeiro, disponível no site da instituição.

Segundo nota do Banco Central, “antes desse aprimoramento, menos informações eram divulgadas a partir de dados obtidos do documento Informações Financeiras Trimestrais, cuja extinção eliminou a remessa de mais de 25 mil documentos por ano”. O BC deve disponibilizar ainda, na internet, informações sobre distribuição do crédito por sub-região, modalidade e classificação de risco. Haverá, por fim, aprimoramento da ferramenta de busca de normas no siteda instituição, com disponibilização de busca por temas relevantes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.