Tamanho do texto

SpaceShipOne levantou voo na manhã de 21 de junho de 2004

SpaceShipOne, primeira aeronave espacial desenvolvida com recursos privados
Creative Commons
SpaceShipOne, primeira aeronave espacial desenvolvida com recursos privados

Na manhã do dia 21 de junho de 2004, a primeira aeronave feita com recursos privados voou até o espaço com seres humanos. O SpaceShipOne (SS1) foi criado pela Mojave Aerospace Ventures, uma joint venture entre o co-fundador da Microsoft Paul Allen e a Scaled Composites, empresa de aviação de Burt Rutan.

Somente de Allen, a aeronave que completa uma década de atividade recebeu cerca de US$ 25 milhões. Atualmente, a SpaceShipOne está exposto no Smithsonian National Air and Space Museum, em Washington D.C.

Leia também:  Richard Branson aceita bitcoins em troca de viagem ao espaço

"Um veículo conceito extraordinário, a aeronave desafiou os padrões convencionais sobre a viagem espacial com seres humanos. Não apenas capturou a imaginação de milhares, mas demonstrou que o turismo espacial é acessível financeiramente", afirmou o presidente -executivo da Virgin Galactic, George Whitesides, sobre o aniversário da máquina.

O executivo está na fila de entusiastas dispostos a pagar para chegar ao espaço pelo projeto da companhia. O custo de uma viagem ao espaço pela Virgin Galactic é de US$ 250 mil por pessoa.

Fundada pelo bilionário Richard Branson, a Virgin Galactic agora ambiciona popularizar o turismo espacial com o SpaceShipTwo, desenvolvido para essa finalidade. A aeronave foi desenvolvida pela The Spaceship Company, empresa que pertence totalmente à Virgin desde 2012.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.