Tamanho do texto

Contratos futuros do produto na bolsa de Dalian, na China, atingiram máxima de mais de três semanas nesta segunda-feira

Reuters

Minério é empilhado para entrega em uma mina em Jiyuan, província de Henan, na China
Getty Images
Minério é empilhado para entrega em uma mina em Jiyuan, província de Henan, na China

O minério de ferro no mercado à vista asiático e os contratos futuros do produto na bolsa de Dalian, na China, atingiram máxima de mais de três semanas nesta segunda-feira (31), refletindo otimismo de que a demanda por minério e por aço se recupere no país nos próximos dois meses, que costumam ser de maior consumo.

A expectativa de que o governo chinês irá lançar medidas de estímulo à economia, incluindo investimentos em infraestrutura, também deram sustentação ao sentimento dos investidores.

O preço do minério com teor de 62% de ferro subiu 4%, para US$ 116,80 por tonelada, segundo dados compilados pelo Steel Index. Na bolsa bolsa de Dalian, o produto saltou 3,9% e o contrato futuro do vergalhão de aço na bolsa de Xangai subiu quase 2%.

Veja também:  Vendas de carnes da JBS para China crescerão 20% em 2014

"Os operadores estão tentando recompor estoques de aço em antecipação à alta de consumo esperada em abril", afirmou o analista Zhou Ting, da Jinrui Futures, em Shenzhen. A demanda por aço geralmente sobe em abril e maio, acompanhando a atividade da construção civil

"Há alguma expectativa de um aumento nos investimentos em infraestrutura para evitar que a economia desacelere ainda mais", disse Ting.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.