Tamanho do texto

Segundo instituição, verão mais quente acarretou em um maior consumo e produção de determinados bens

Atividade econômica do País aumentou 0,4% em janeiro, segundo Serasa
Getty Images
Atividade econômica do País aumentou 0,4% em janeiro, segundo Serasa

Atividade econômica do País abriu o ano em alta, subindo 0,4% em janeiro na comparação com o mês imediatamente anterior. Já em relação a janeiro de 2013 a alta é ainda melhor, de 2,3%, a maior dos últimos quatro meses neste critério de comparação, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica divulgado nesta quinta-feira (20).

Segundo os economistas da instituição, um dos motivos para o impulso da economia foi o verão mais quente e seco do que o normal, que acarretou em um maior consumo e produção de determinados bens como energia elétria, bedidas, ventiladores, etc.. Outro motivo apontado é o processo de recomposição de estoques após as vendas de final de ano.

Veja também: PIB brasileiro é o 3º maior e supera países ricos

O destaque do indicador fica com o setor industrial, que subiu 2,5% em janeiro e recuperou parte das perdas observadas no dois últimos meses de 2013: -0,5% em novembro e -3,3% em dezembro.

O setor de serviços e de agropecuária também apresentaram um bom desempenho no começo do ano, com alta de 0,6% e 0,2%, respectivamente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.