Tamanho do texto

Depoimento está relacionado com envolvimento dele nas decisões de resgatar a empresa

Agência Estado

Um tribunal federal dos EUA decidiu nesta segunda-feira (29) que o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, pode ser convocado a depor em um processo sobre o resgate à seguradora AIG, em 2008. O depoimento de Bernanke foi solicitado pelo ex-executivo-chefe da companhia, Hank Greenberg, que alega irregularidades do governo nesse processo.

-Veja também: Obama avalia candidatos para liderar o banco central com a saída de Bernanke

O juiz Thomas Wheeler concluiu que "Bernanke é uma testemunha essencial no caso e seu depoimento será altamente relevante para os assuntos apresentados".

Bernanke foi personagem central na determinação do governo sobre como lidar com as dificuldades da AIG
Getty Images
Bernanke foi personagem central na determinação do governo sobre como lidar com as dificuldades da AIG

Os advogados de Greenberg têm dito que o depoimento de Bernanke está relacionado com o envolvimento pessoal dele nas decisões do governo de resgatar a AIG, em setembro de 2008, e seu conhecimento de ações adotadas pela administração federal para implementar esse resgate.

"Bernanke foi um personagem central na determinação do governo sobre como lidar com as dificuldades fiscais da AIG, em 2008. Decidir contrariamente (ao pedido de depoimento de Bernanke) iria privar o tribunal de evidências relevantes na busca dos fatos e resolução desse caso", diz o juiz.

O governo tem se oposto ao depoimento de Bernanke, afirmando que ele é uma alta autoridade e que seu testemunho em um processo só deveria ocorrer em "situações extraordinárias".

O juiz Wheeler explicou em sua decisão que, "em reconhecimento à alta posição de Bernanke no governo e à importância de suas atribuições, o tribunal vai oferecer deferências e cortesias apropriadas para ele no agendamento e realização do depoimento".

Inicialmente, o depoimento ocorreria em 16 de agosto, mas essa data pode ser alterada. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.