Tamanho do texto

A companhia dominou o mercado aéreo nacional em junho com participação de 40% no mercado, informou nesta quinta-feira a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear)

Agência Estado

Companhia liderou com 81,24% de participação no mercado internacional
Divulgação
Companhia liderou com 81,24% de participação no mercado internacional

A TAM dominou o mercado aéreo doméstico em junho com participação de 40%, informou nesta quinta-feira (18) a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

A Gol ficou em segundo lugar, com 36,3% da porção do mercado. Atrás das duas maiores companhias aéreas do País, aparecem o grupo Azul/Trip, com 16,8% de participação em junho, e Avianca, com 7%.

Leia maisConheça a história da TAM

No mercado de voos internacionais, a TAM lidera com 88,92%, com taxa de ocupação de 81,24%, segundo os dados da Abear relativos ao mês de junho. A Gol respondeu por 11,08% de participação neste mercado, com 56,59% de ocupação.

Indicador ASK

A oferta (indicador ASK) no mercado de aviação brasileiro cresceu 2,9% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou a Abear. A demanda (RPK) no mês apresentou alta de 8,9% sobre junho de 2012.

Esses resultados levaram a uma taxa de ocupação nos voos domésticos de 76,87%, alta de 2,82 pontos porcentuais na comparação com maio. A oferta é medida em assento-quilômetro (ASK) das quatro companhias associadas da Abear, enquanto a demanda é calculada a partir dos dados de passageiros-quilômetros pagos (RPK).

Já a oferta (ASK) de voos internacionais recuou 3,29% em junho na comparação com maio. A demanda (RPK) no mês teve baixa de 5,36% sobre a mesma base de comparação. Esses resultados levaram a uma taxa de ocupação nos voos internacionais de 77,50%.

O número de passageiros embarcados recuou 1,66% em junho ante maio, para 357.823 pessoas. A oferta é medida em assento-quilômetro (ASK) das companhias associadas da Abear, enquanto a demanda é calculada a partir dos dados de passageiros-quilômetros pagos (RPK).