Tamanho do texto

Na comparação anual, as vendas avançaram 5,7% em junho. O dado das vendas em maio foi reduzido para alta de 0,5% ante março, de aumento de 0,6%

Agência Estado

Vendas no varejo dos EUA subiram 0,4% em comparação com maio
Getty Images
Vendas no varejo dos EUA subiram 0,4% em comparação com maio

Os consumidores americanos gastaram mais com gasolina e automóveis em junho, mas tiveram um fraco apetite por outros bens, o que representa uma possível preocupação, já que os gastos pessoais foram ancorados na tépida recuperação econômica.

As vendas no varejo dos EUA subiram 0,4% em comparação com maio, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 422,79 bilhões, disse o Departamento do Comércio. Economistas consultados pela Dow Jones previam um aumento de 0,8%.

Veja também: Dados de emprego dos EUA são otimistas; déficit comercial aumenta

Na comparação anual, as vendas avançaram 5,7% em junho. O dado das vendas em maio foi reduzido para alta de 0,5% ante março, de aumento de 0,6%. O gasto dos consumidor representa dois terços da demanda total nos EUA.

As vendas em concessionárias de automóveis subiram 1,8%, mantendo o forte ritmo observado até agora neste ano. As vendas aumentaram mais de 11% em relação ao mesmo período do ano passado.

Excluído o setor automotivo, as vendas no varejo tiveram alta de 0,7% em junho, em bases ajustadas sazonalmente. As vendas em mercados e restaurantes recuaram, enquanto as de lojas de roupas e móveis aumentaram no mês passado. Fonte: Dow Jones Newswires.