Tamanho do texto

Para Olli Rehn, Europa e Estados Unidos estão em períodos econômicos diferentes

Agência Estado

Os Estados Unidos e a Europa estão em diferentes momentos econômicos e é justificável o Banco Central Europeu (BCE) manter uma política monetária estável, mesmo se o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) apertar sua política, disse neste domingo (7) o comissário de Assuntos Econômicos e Monetários da União Europeia, Olli Rehn.

"O BCE indicou claramente que a política monetária pode permanecer acomodatícia durante o tempo que for necessário", contou Rehn, durante uma conferência econômica no Sudeste da França.

Leia também: Política monetária não resolverá crise na zona do euro, diz BC alemão

"Embora a orientação da política dos EUA possa se tornar mais restritiva, uma política mais acomodatícia na zona do euro é completamente justificável", disse.

Rehn fez os comentários após o BCE indicar pela primeira vez, na semana passada, uma diretriz futura, quando o presidente Mario Draghi disse que a taxa básica de juros ficaria em níveis estáveis ou baixos por um longo período.

Rehn apelou para que a França continue com as reformas estruturais no sentido de restabelecer o mercado de trabalho e restaurar a competitividade internacional.

Para a Alemanha, o pedido segue para estimular a demanda doméstica. Rehn disse que essa estratégia é a melhor combinação para a zona do euro.

Com informações da  Market News International .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.