Tamanho do texto

Nesta quinta-feira (5), o banco rompeu com uma longa tradição, comprometendo-se em manter as taxas de juros em seus atuais níveis mínimos por um longo período

Agência Estado

Noyer:
Getty Images
Noyer: "(A orientação) está em linha com os dois pilares da nossa estratégia"

A orientação do Banco Central Europeu (BCE) de dar "um passo adiante" em sua política monetária não altera o mandato de manutenção da estabilidade dos preços, disse neste sábado (6) o membro do conselho da autoridade monetária, Christian Noyer, minimizando o grau da mudança na prática do BCE.

Nesta quinta-feira (4), o BCE rompeu com uma longa tradição, comprometendo-se em manter as taxas de juros em seus atuais níveis mínimos por um longo período .

Há tempos, o BCE se orgulhava de manter todas as suas opções em aberto e não assumir pré-compromissos, mas o presidente Mário Draghi disse, em uma entrevista coletiva após a reunião na sede de Frankfurt, que vai manter as taxas de juros onde elas estão, ou ainda em menor índice, por "um período prolongado".

Falando à margem da conferência, Noyer, que também é governador do Banco da França, destacou que a orientação não impede o BCE de cumprir com a manutenção da estabilidade de preços. "A orientação para a frente está plenamente ancorada ao nosso mandato", disse Noyer.

Ele também enfatizou a importância do comentário de Draghi de que, em um período próximo, o BCE vai olhar para o impacto sobre a estabilidade dos preços a partir de informações em duas áreas: desenvolvimento econômico e monetário. "(A orientação) está em linha com os dois pilares da nossa estratégia", completou Noyer. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.