Tamanho do texto

Tributos são pagos pelo contribuinte à União, Estados e municípios desde janeiro deste ano

Agência Estado

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) deve registrar neste sábado (6), às 18h15, a marca de R$ 800 bilhões.

Segundo cálculos da entidade, esse é o valor de impostos pagos pelo contribuinte à União, Estados e municípios desde janeiro e a marca será atingida com cinco dias de antecedência na comparação com o levantamento feito no ano passado. De acordo com a ACSP, isso revela um aumento na carga tributária.

Segundo a Associação Comercial de São Paulo, carga tributária brasileira é muito alta
undefined
Segundo a Associação Comercial de São Paulo, carga tributária brasileira é muito alta

"Percebemos que a carga tributária brasileira é mesmo muito alta. O governo divulga a diminuição de impostos e nós, todos os dias, vemos os números do impostômetro atingirem recordes", analisou o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato.

Férias

A ACSP divulgou nota com dados de um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) —cujos dados alimentam o Impostômetro— sobre os tributos embutidos nos produtos e serviços tipicamente relacionados com as férias de julho, como pacotes de viagem, cinema e teatro.

O levantamento aponta que, do valor total de um pacote de viagem, 29,56% são impostos. Outros destaques do levantamento são jogos de vídeo, que 72,18% são impostos, o vídeo game Playstation (71,18%), ingressos (40,85%), teatro e cinema (30,25%) e passagens aéreas (22,32%).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.