Tamanho do texto

Principais indicadores mensurados são o de velocidade instantânea e o de velocidade média

Agência Estado

As medições de qualidade da banda larga fixa pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que as empresas têm cumprido as metas estabelecidas pelo órgão regulador. No mês de maio, a Anatel avaliou os serviços oferecidos por companhias com atuação nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

-Veja também: operadoras de celular podem ser punidas por falhas na Copa das Confederações

Os principais indicadores mensurados são o de velocidade instantânea e o de velocidade média. No de velocidade instantânea, em 95% das medições, as prestadoras precisam garantir que a velocidade aferida seja de, pelo menos, 20% da velocidade contratada. Nesse quesito, todas as empresas atingiram o índice.

Em todos os Estados, a Net apresentou os melhores resultados
Thinkstock/Getty Images
Em todos os Estados, a Net apresentou os melhores resultados

As empresas precisam garantir ainda que a velocidade média verificada no mês seja de, no mínimo, 60% da contratada. Também no quesito, todas as empresas cumpriram a meta.

Em todos os Estados, a Net apresentou os melhores resultados.

No Paraná, a Net entregou uma velocidade média um pouco superior à contratada (100,12%); seguida por Sercomtel, com 96,05%; GVT, com 94,89%; e Oi, com 83,74%. Em Minas, a Net entregou uma velocidade média de 98,12% da contratada; seguida por GVT, com 94,47%; CTBC, com 94,06%; e Oi, com 85,37%.

No Rio, a Net entregou 97,87% da velocidade contratada; seguida por GVT, com 94,42%; e Oi, com 80,50%. Em São Paulo, a Net entregou 101,59% da velocidade contratada; seguida por GVT, com 98,81%; CTBC, com 95,81%; e Vivo, com 91,33%.

A avaliação é feita a partir de dados registrados por medidores (whiteboxes) instalados nas casas de voluntários. A escolha é feita por sorteio entre os cadastrados no site www.brasilbandalarga.com.br .

Até 31 de outubro, a distribuição dos medidores deve ser concluída em todo o País, e os primeiros resultados serão conhecidos em dezembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.