Tamanho do texto

Parceria foi anunciada hoje para exploração e produção de óleo e gás no continente

Agência Estado

Formação da joint venture será de 50% cada
Agência Petrobras
Formação da joint venture será de 50% cada

A Petrobras e o Banco BTG Pactual anunciaram nesta sexta-feira (14) que a controlada Petrobras International Braspetro B.V. (PIBBV), em conjunto com veículo de investimento gerido e administrado pelo BTG Pactual, celebraram instrumento vinculante para a formação de uma joint venture, na proporção de 50% cada, para exploração e produção (E&P) de óleo e gás na África.

De acordo com a nota conjunta, a constituição da joint venture se dará mediante a compra, pelo BTG Pactual e clientes por meio do Veículo BTG Pactual, de 50% das ações da Petrobras Oil & Gas B.V. (PO&G), hoje integralmente detida pela PIBBV, pelo valor total de US$ 1,525 bilhão.

A operação envolverá, uma vez concluída a reorganização societária em fase de implementação, as sucursais localizadas em Angola, Benin, Gabão e Namíbia, assim como as subsidiárias Brasoil Oil Services Company (Nigeria) Ltd., Petroleo Brasileiro Nigeria Ltd. E Petrobras Tanzania Ltd.

Ainda de acordo com o comunicado, a parceria "representa uma promissora oportunidade de investimento em E&P na África e será o veículo preferencial para novo investimentos dessa natureza em tal continente". A parceria foi aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras em reunião realizada nesta sexta-feira e o fechamento está previsto para ocorrer até o fim de junho.

Leia mais: Justiça nega pedido da Petrobras para impedir cobrança de IR

"A operação representa um passo importante para a Petrobras, no âmbito do seu Programa de Desinvestimentos, permitindo a ampliação de sua atuação na África e o compartilhamento dos investimentos requeridos para expansão e desenvolvimento de suas reservas", afirma o comunicado. "Para o BTG Pactual, a operação representa um passo na geração de oportunidades de investimento no continente africano e no segmento de óleo e gás, em linha com a estratégia de crescimento de suas atividades de gestão de recursos e investimentos, assim como também manifesta a contínua expansão e diversificação do portfólio de produtos disponíveis para seus clientes", acrescenta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.