Tamanho do texto

Estatal informou que no momento não há negociação para aquisição de ações de empresas

Reuters

Eletrobras
Getty Images
Eletrobras

A Eletrobras pediu autorização prévia ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para assinatura de acordo de acionistas com governos do Amapá e de Roraima visando a gestão compartilhada das distribuidoras de eletricidade CEA (AP) e CERR (RR), informou em comunicado nesta sexta-feira (14).

A estatal federal informou que, neste momento, não há negociação para aquisição pela Eletrobras de ações das empresas.

A Eletrobras já tinha fechado protocolo de intenções, ao final de 2012, para assumir o controle acionário das distribuidoras, sendo que o passo seguinte seria um acordo de gestão e de acionistas.

No final de abril, o diretor de Distribuição da Eletrobras, Marcos Aurélio Madureira, disse que a aquisição por parte da estatal de 51% das distribuidoras do Amapá (CEA) e de Roraima (CERR) não deveria ser finalizado em 2013.

A expectativa é que o processo de aquisição do controle das empresas seja similar ao da federalização da distribuidora de Goiás, Celg (GO), no qual a Eletrobras assume as companhias após saneadas as dívidas.

O processo de federalização de distribuidoras estatais do Norte do país acontece enquanto a Eletrobras passa por um momento de reestruturação que inclui plano de demissão e poderá significar na venda de outras distribuidoras do grupo.

A empresa busca se ajustar a uma nova realidade de receita – que sofreu redução de mais de R$ 8 bilhões no ano – após o processo de renovação das concessões do setor elétrico.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.