Tamanho do texto

Banco Central lançou nesta segunda-feira um sistema para aparelhos móveis que permite ao estrangeiro que visita o País encontrar pontos de operações de câmbio

Agência Estado

Sistema visa atender ao fluxo de estrangeiros no País na Copa das Confederações
Getty Images/Photodisc
Sistema visa atender ao fluxo de estrangeiros no País na Copa das Confederações

O Banco Central (BC) lançou nesta segunda-feira (03) o aplicativo para aparelhos móveis Câmbio Legal, que permite ao turista estrangeiro que visita o Brasil localizar pontos para realizar operações cambiais. De acordo com o BC, o sistema informa endereço, telefones, horário de funcionamento, serviços e tipos de atendimento da instituição selecionada.

O aplicativo está disponível para download gratuito na App Store e no Google Play para os aparelhos que usam os sistemas IOS e Android. "A iniciativa faz parte de uma campanha mais ampla com foco no grande fluxo de turistas estrangeiros que visitarão o Brasil em junho para a Copa das Confederações e para a Jornada Mundial da Juventude", diz o BC.

O banco também desenvolveu uma página com as perguntas mais frequentes , como onde obter reais antes de viajar e instituições financeiras autorizadas pelo BC a fazer operações de câmbio. O texto pode ser lido em português, inglês e espanhol, com detalhes das notas e moedas brasileiras.

"O objetivo é apresentar as notas do real e seus importantes elementos de segurança e ainda esclarecer os turistas a respeito das regras brasileiras de câmbio", informa a instituição. Segundo o BC, estarão disponíveis ainda fôlderes informativos nos principais aeroportos, na rede hoteleira credenciada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), nas secretarias de Turismo das cidades que sediarão jogos da Copa das Confederações (Rio, Salvador, Recife, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte) e em táxis. O "Manual do Turista", produzido pelo governo federal, também contará com informações sobre câmbio e cédulas do real.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.