Tamanho do texto

Aquisição resulta da possibilidade de a empresa deixar de atuar na Argentina

Agência Estado

Detentores dos títulos terão 30 dias para aderir
Divulgação
Detentores dos títulos terão 30 dias para aderir

A América Latina Logística (ALL) decidiu recomprar suas debêntures da quinta e sexta emissões após sua filial na Argentina ter apresentado resultados insatisfatórios no ano passado, que representaram somente 6,5% da receita líquida consolidada da companhia e 0% do seu Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações). Também pesou sobre sua iniciativa a atual situação financeira da ALL Argentina, que depende continuamente de aporte de caixa do grupo.

A ALL Argentina controla as concessionárias América Latina Logística – Central Sociedad Anônima (BAP) e América Latina Logística – Mesopotámica S.A. (Meso). Sua atual situação financeira já fez, inclusive, a ALL comunicar sua intenção de deixar de operar na Argentina por meio do fato relevante divulgado em 15 de março de 2012.

"Com o intuito de evitar eventuais alegações de inadimplemento, a companhia se propõe a adquirir a totalidade das debêntures em circulação da 5ª e 6ª Emissões pelo Valor Nominal Unitário, acrescido da Remuneração calculada pro rata temporis , desde a última Data de Pagamento de Remuneração até a data da efetiva aquisição das debêntures", justifica a empresa em aviso aos debenturistas divulgado neste sábado (1).

Adesão à oferta

A decisão de recomprar as debêntures foi aprovada pelo conselho de administração da ALL em reunião realizada no fim da tarde desta sexta-feira (31). Na ocasião, foi votada, por unanimidade, a realização de uma oferta de aquisição facultativa para recomprar as debêntures da quinta e sexta emissões.

A partir da data de publicação do aviso aos debenturistas, eles terão o prazo de 30 dias corridos para aderir à oferta de aquisição. Para aderir, os debenturistas deverão se manifestar formalmente, por escrito, perante a companhia e o agente fiduciário.

Terminado o prazo de adesão para os debenturistas que optarem pela aquisição, a companhia terá o prazo de cinco dias úteis para proceder à liquidação da compra, que ocorrerá em uma única data para todas as debêntures da quinta emissão e outra para os papéis da sexta emissão.

"Após o período de liquidação, a aquisição perderá sua validade, sem prejuízo da opção da companhia de lançar nova oferta de aquisição a qualquer momento", atenta a ALL, no aviso aos debenturistas.

O pagamento das debêntures adquiridas pela ALL por meio da oferta de aquisição será feito através dos procedimentos adotados pela Cetip para os papéis custodiados e/ou de acordo com os procedimentos adotados pela CBLC, para as debêntures registradas no Bovespa Fix, da Bovespa, e/ou através da instituição responsável pela escrituração das debêntures para os titulares que não estejam depositadas em custódia vinculada a nenhum dos dois sistemas.

As debêntures adquiridas pela ALL no âmbito da oferta de aquisição serão imediatamente canceladas. "Considerando que a razão da aquisição resulta da possibilidade de a companhia em deixar de operar na Argentina, especialmente por meio da ALL Argentina, BAP e Meso, será dada aos debenturistas de maneira ampla, indistinta e sem qualquer prejuízo aos seus interesses, a oportunidade de vender suas debêntures", conclui Rodrigo Barros de Moura Campos, diretor de Relações com Investidores da ALL, em aviso aos debenturistas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.