Tamanho do texto

Celso Freitas aparece em um material institucional da empresa, enquanto Sandro Rocha divulga vídeos para aumentar o número de divulgadores do serviço no seu grupo

Reprodução do site da Telexfree com a foto do apresentador Celso Freitas
Reprodução
Reprodução do site da Telexfree com a foto do apresentador Celso Freitas

Na homepage da Telexfree, um serviço de VoIP (voz por IP) oferecido pela empresa Ympactus, uma imagem se destaca no meio da propaganda: a de Celso Freitas, apresentador da TV Record.

Ele é anunciado como apresentador do vídeo institucional da empresa. O site informa: “Com grande satisfação informamos que em breve faremos o lançamento do vídeo no portal e em DVD da apresentação padrão, apresentada pelo jornalista Celso Freitas, e será um excelente instrumento, obrigatório inclusive, de divulgação”.

O serviço Telexfree é investigado nas esferas federal e estadual por suspeita de pirâmide financeira e formação de quadrilha, entre outros crimes.

Freitas comentou o assunto por meio da assessoria de imprensa da TV Record: "“Por força de contrato com a empresa, não posso emitir opinião sobre o assunto. Apenas fui contratado para narrar um vídeo institucional que apresenta como funciona a Telexfree.”

Na tropa de elite

O ator Sandro Rocha, que faz parte do elenco da série “José do Egito”, também da Record, é outro nome da televisivo ligado à Telexfree. Rocha, que se tornou mais conhecido do público brasileiro pelo papel de um policial corrupto no filme “Tropa de Elite”, faz parte da rede de divulgadores do serviço da Telexfree. O ator aproveitou a inspiração do filme do qual participou para montar um grupo de divulgadores da Telexfree chamado “Elite Group”.

Em "José do Egito", ele interpreta o papel de Seneb, "um carcereiro que abusa de sua autoridade e trata os presos com desprezo e violência", segundo informação do site da série. 

Sandro Rocha, ator e divulgador da Telexfree
Divulgação
Sandro Rocha, ator e divulgador da Telexfree

Rocha é o protagonista de alguns vídeos no Youtube sobre a Telexfree. Nas conversas o ator sempre mostra muito entusiasmo com o negócio. “É magnífico, é uma grande oportunidade que eu recomendo”, diz. “Neste caso, você só posta os anúncios e já garante uma renda”, explica em outro trecho. “Se ela [a pessoa] se dedicar e partir agressivamente para o negócio, pode ganhar um milhão [de reais], como a gente tem o caso de várias pessoas”, afirma o ator. Ele cita o caso de um rapaz que teria conseguido ganhar R$ 3 milhões em dez meses de atividade junto à Telexfree.

Em outro vídeo, postado em 21 de fevereiro, o ator divulga: “esse negócio entrou em progressão geométrica, numa velocidade avassaladora. Nós estamos no Elite Group com uma média de 500 e-mails por dia, do Brasil inteiro e de fora do Brasil. Já temos liderança na Itália, na Espanha, em Londres, nos Estados Unidos, no Canadá. A Telexfree está ultrapassando todas as fronteiras.”

Rocha comenta também sobre o colega de emissora Celso Freitas. O ator diz que Freitas “vem agregar mais credibilidade ao negócio”.

O ator foi procurado pelo iG , mas não respondeu o contato.

O que diz a empresa

O advogado da Telexfree, Horst Fuchs, falou sobre o envolvimento no negócio de duas pessoas conhecidas. "Celso Freitas foi contratado para fazer o vídeo oficial da apresentação". Ele explica a razão da escolha do apresentador. "[Foi escolhido] porque é conhecido, porque tem postura. Poderia ser qualquer outro. Acho que nem divulgador ele é. É um contratado normal, é uma pessoa física, uma famosa, um repórter renomado que tem boa postura, uma boa voz e entonação".

Sobre Sandro Rocha, Fuchs diz: "é divulgador sim. Ele põe lá uns vídeos dele no YouTube. Mas é uma atitude, uma ação, uma postura independente. Em momento algum nós pedimos, em momento algum foi contratado para fazer qualquer vídeo. Ele fez por opção... iniciativa."