Tamanho do texto

Indicador usado como base para reajuste de contratos de aluguel ficou abaixo das previsões dos analistas do mercado financeiro

Agência Estado

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) fechou dezembro com uma alta de 0,68% ante uma queda de 0,3% em novembro, informou na manhã desta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). No acumulado do ano, o indicador tem variação de 7,82%.

Nas duas leituras, o IGP-M ficou abaixo do piso das previsões dos analistas do mercado financeiro, consultados pelo AE Projeções. Para o mês, as previsões iam de 0,71% a 0,87% e para o ano, de 7,84% a 8,02%.

A FGV também divulgou a alta dos três indicadores que compõe o IGP-M. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) subiu 0,73% em dezembro ante uma queda de 0,19% em novembro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) encerrou dezembro também com alta de 0,73% depois de recuar 0,33% em novembro. O Índice Nacional da Construção Civil (INCC) terminou este mês com uma alta de 0,29% ante variação positiva de 0,23% em novembro.

Para os bens finais, a FGV apurou uma inflação de 0,74% e para os bens intermediários, variação de +0,41%. O grupo das matérias-primas fechou o mês com alta de 1.11%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.